sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Prudentópolis e Irati se reúnem mais uma vez para discutir divisa



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Fernanda Santos (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

A divisa entre os municípios de Irati e Prudentópolis ainda é motivo de reunião entre as duas cidades para saber qual a divisa certa que deverá ser considerada, a partir deste ano. Os prefeitos, Gilvan Pizzano Agibert (PPS) e Odilon Burgath (PT), se encontraram na quinta-feira (5), para buscar uma solução definitiva do caso.
Em mais um encontro, os prefeitos acompanhados de mais representantes municipais, estão debatendo a demarcação de território. De um lado, Prudentópolis defende o limite a seu favor com uma documentação de 1951 do Instituto de Terras Cartografia e Geociências (ITCG). De outro, Irati alega que um laudo mais recente, conclui que as localidades de Alvorada, Linha B e Rio dos Cochos são de sua jurisdição.
Agibert acredita que tudo que é feito com diálogo traz um desfecho positivo. “Já fizemos um estudo técnico e Irati também, mas estamos debatendo ideias, levantando questionamentos para poder apresentar as nossas condições. A população também fica ansiosa porque quer a solução”. Segundo o prefeito, o município relata que a velha divisa foi mudada por uma placa colocada sem a devida autorização.
Irati também possui um laudo do ITCG que conclui a divisa a seu favor, mostrando que a demarcação seria com a localidade de Invernadinha pertencente ao município. Mas, conforme conversa entre os dois prefeitos, Prudentópolis também vai apresentar um estudo paralelo, realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) para que não fiquem dúvidas.
Em uma relação amigável, Burgath também acredita que por meio dos debates será possível chegar a uma conclusão definitiva. “Tanto o meu objetivo, quanto o do prefeito Gilvan, é de que haja um esclarecimento para que tudo fique dentro da lei. Dessa forma, os serviços públicos a estas comunidades serão mais bem prestados, como o atendimento à saúde, transporte escolar, conservação de estradas, domicílio eleitoral e arrecadação de tributos”, afirma Burgath.
A previsão é de que em dois meses seja realizada uma nova reunião para trazer a definição do caso. “A decisão técnica final será acatada por todos para que os dois municípios cheguem a um consenso. É a lei que vai determinar”, apontou Agibert.
Confira as entrevista com repórter Élio Kohut:
Prefeito Gilvan Agibert:

Prefeito Odilon Burgath

Vereador Julio Makuch


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.