sexta-feira, 29 de julho de 2022

Irmãs Servas de Maria Imaculada comemoraram seus 100 anos na Linha Esperança em Prudentópolis

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS Imagem: Divulgação
A comemoração do centenário das Irmãs Servas de Maria em Linha Esperança em Prudentópolis aconteceu no último dia 26/06/22.
A nossa reportagem conseguiu um histórico que relata toda a história sobre os 100 anos na localidade.
Esse relato foi repassado pela Irmã Cecília Szeliga, conforme você pode conferir abaixo.
Continua depois da publicidade
Em Esperança - 1922 - 2022 Presença das Irmãs Servas de Maria Imaculada SMI
Eu, Ir. Cecília Szeliga da Congregação das Servas de Maria Imaculada.
Resido aqui em Esperança no município de Prudentópolis – PR
Venho aqui com muita fé, devoção e gratidão a Deus, para falar um pouco sobre os 100 anos de existência das Irmãs nesta localidade.
Em que no ano de 1922, aqui chegaram.
Neste ano de 2022, data tão nobre e louvável, que comemoramos no dia de 26 de junho.
A Comissão da Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, com ajuda de toda a comunidade realizaram este evento. Por vários anos já se falava sobre o Centenário, para render graças a Deus.
Assim, os membros da Congregação se fizeram presentes para juntos rezarmos e celebrarmos.
Juntamente com: “Vossa Excelência Reverendíssima” Dom Merom Mazur; OSBM
“Reverendíssimo” Pe. João Karpovitcz OSBM
Caríssima: Madre Geral das Irmãs Servas de Maria Imaculada Ir. Sofia Lebedovicz;
Querida: Madre Provincial das Irmãs do Brasil e da Argentina Ir. DeonisiaDiadio;
Todas as queridas Irmãs presentes;
Comissão da igreja;
E povo em geral.
Continua depois da publicidade
Breve histórico:
A Congregação das Servas de Maria teve início na Ucrânia em 1892. Em 1911, a fundadora da Congregação a Irmã Josafata Hordachevska, enviou para o Brasil 07 irmãs das quais 04 se estabeleceram em Prudentópolis e outras 03 irmãs foram para Iracema Santa Catarina.
No ano de 1919 a Comunidade de Linha Esperança, construiu a escola na residência das irmãs, as quais chegaram no dia 28 de janeiro de 1922 para trabalhar na educação e formação das crianças, na liderança e formação espiritual do povo ucraniano.
As 04 irmãs que vieram foram: Irmã Elicéia Matzievicz, Eustácia Huhren, Teodósia Matviyko e Taída que vieram da Ucrânia.
De início matricularam-se 92 alunos e foi aumentando chegando até 135. As irmãs além do Ensino na Escola, prestavam ajuda pastoral, promoviam catequese, reuniões de jovens, adultos e logo começaram com um “hospitalzinho” como o povo chamava, dando assistência aos doentes, visitavam os doentes nas suas famílias, promovendo o bem-estar, o crescimento cultural e espiritual da comunidade.
 Aos domingos e feriados davam catequese para as crianças. No ano seguinte em 1923 tiveram que aumentar a escola e deram o nome de Escola São José. No final de cada ano escolar os alunos prestavam exame oralmente e respondiam em dois idiomas em: ucraniano e português.
Em 1953 com o incentivo do Padre José Orestes Preima, a comunidade aceitou o desafio de construir a escola das Irmãs Servas de Maria Imaculada, junto com a residência das irmãs,que serviu para a missão até o ano de 1986, quando a própria congregação construiu a residência atual.
Continua depois da publicidade
No dia 25 de julho de 1967 a associação de Pais e Mestres decidiram separar a escola da residência das irmãs. O Prefeito de Prudentópolis Antônio Witchimichen atendendo o pedido da Associação Escolar, autorizou a construção do grupo Escolar inaugurado em agosto de 1967, com o nome de Escola Rural Municipal de Linha Esperança – Ensino de 1º Grau.
No dia 25 de maio de 1987 sob a direção da Irmã Arcadia Leontia Snak, reuniu-se com o corpo docente junto com os pais, para reaver a implantação do Iº Grau de 5ª a 8ª séries e as irmãs Servas de Maria Imaculada prontificaram-se em doar o terreno.
Em 1990 a matrícula para a 5ª série atingiu 150 alunos. Com a nova escola em construção as aulas foram iniciadas sem carteiras e debaixo das árvores.
A escola era sempre conduzida pelas IRMÃS, diretoras.
A residência das Irmãs com o nome Casa São José, é uma das mais antigas da Congregação nesta região.
Aqui as irmãs lecionam para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Dedicam-se à Educação e formação das crianças, adolescentes e jovens. Também se dedicam ao cuidado e zelo da Igreja local. Aos domingos e dias santificados, na ausência do sacerdote, conduzem orações e celebrações.
Um século, é o maior motivo para externar o profundo louvor ao Senhor Deus, que iluminou, fortaleceu, conduziu e sustentou todas as irmãs, e continua cumulando de bênçãos e graças as religiosas, para o bem da comunidade
Deus ouviu o clamor do povo ucraniano, que veio para o Brasil para encontrar terra, trabalho, educação para os filhos e assistência espiritual e saúde. 
Continua depois da publicidade
Para as irmãs, a Providência Divina é a fonte de graças e de suprema inspiração,que sustenta e fortalece a fé de todos, durante toda a história.
A vida espiritual, cultural, costumes e tradições é conservado até hoje pelos ucranianos aqui em Esperança, desde o tempo trazido pelos primeiros imigrantes, onde depois de 100 anos está vivo o idioma materno, a língua ucraniana. Este sentimento está vivo na alma, continua sendo cultivado nas famílias e nas primeiras escolas, com o apoio e incentivo das Irmãs Servas de Maria Imaculada, juntamente com a Igreja.
Festejar o jubileu, é acima de tudo, vivenciar e sentir a santa presença divina em toda história, juntamente com as famílias ucranianas. Este é o grande motivo de estarmos aqui em celebração.
Lema que norteia a ação da Congregação das Irmãs o tríplice ideal de:
“Glória a Deus, Louvor a Maria e a nós, Paz.”
Rezemos por todas as vocações religiosas e agradeçamos juntos pela presença das irmãs Servas de Maria Imaculada nessa comunidade! Que Deus abençoe o caminhar das Irmãs e a celebração deste centenário.
Agradecimentos especiais a Toda Comunidade de Esperança.
Fotos


Continua depois da publicidade


Continua depois da publicidade


Continua depois da publicidade

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.