quarta-feira, 7 de abril de 2021

IBGE suspende provas do concurso para o Censo de 2021

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação
O IBGE suspendeu as provas para a contratação de agentes que fariam o Censo Demográfico.
O IBGE esperava contratar pelo menos 204 mil funcionários temporários para a realização do Censo de 2021. Esses agentes iriam coletar informações de mais de 70 milhões de domicílios para fazer uma radiografia do Brasil, mas diante do corte de verbas para a pesquisa, as provas para a seleção dos candidatos foram suspensas por tempo indeterminado.
Continua depois da publicidade
Na votação do Orçamento da União para 2021, o Congresso aprovou uma redução de 96% dos recursos destinados ao Censo. Em vez de R$ 2 bilhões, o IBGE deve receber pouco mais de R$ 70 milhões. Segundo o instituto, a falta de dinheiro inviabiliza a realização do censo.
Um dia depois do anúncio do corte, feito no fim de março, a presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, pediu demissão.
O Censo Demográfico começou em 1940 e, por lei, deve ser repetido a cada 10 anos. O último foi em 2010. O que estava previsto para 2020 teve que ser adiado por causa da pandemia.
Economista e ex-presidente do IBGE Eduardo Pereira Nunes diz que o levantamento é essencial para que o país se conheça e os governos definam as políticas públicas. 
"A educação vai penar, a habitação, o saneamento, as condições de transporte, que são pesquisadas no censo, de locomoção da população. Em suma, as condições de vida de uma população em um nível mais detalhado, que é o município brasileiro, nós só temos no censo a cada 10 anos. Não podemos ficar sem censo, porque sem censo, um país não se conhece, e um governo não planeja o futuro", explica.
O IBGE ainda espera um posicionamento definitivo do Ministério da Economia sobre a destinação de verbas para o censo. Os técnicos acreditam em um novo remanejamento de recursos, já que o Orçamento da União ainda não foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Continua depois da publicidade 
"O IBGE vem trabalhando desde o ano passado no planejamento do censo. A nossa expectativa ainda é conseguir realizar, mas aguardamos a negociação entre e o Ministério da Economia e o governo para saber se isso será viável do ponto de vista orçamentário", afirmou o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros.
O Ministério da Economia não quis se manifestar. 
MATÉRIA RELACIONADA:
 
 

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.