By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 – Imagem: Divulgação
Lançado no ano passado, o iPhone X foi o smartphone mais caro (US$ 999.
No Brasil, o aparelho é encontrado à venda por uma média de R$ 5.500)
em dez anos de história da Apple. Mas o celular que a empresa americana
vendeu com o slogan "um salto à frente" deu um enorme passo para trás
quando dezenas de clientes começaram a reclamar de uma falha conhecida
como "toque fantasma".
Nos fóruns online da Apple, multiplicavam-se as queixas sobre o
assunto: há centenas de resultados quando se procura pelo termo em
inglês "ghost touch" na página de suporte técnico da empresa.
Trata-se de uma falha curiosa que afeta a tela do aparelho - a primeira
da Apple a ser desbloqueada sem botão de início - e que gera um efeito
no qual uma espécie de dedo invisível parece mover-se à vontade por
ícones de aplicativos, por exemplo.
Em outros casos, a tela não responde ou funciona de forma irregular.
"Meu iPhone X ficou praticamente inutilizável devido ao toque fantasma.
Tentei reiniciá-lo várias vezes, mas está ficando cada vez pior. Podem
me ajudar?", escreveu um usuário chamado Lewis no site da Apple em
agosto deste ano.
Continua depois da
publicidade
Um dos técnicos da empresa respondeu com o link de uma página de ajuda
na qual a Apple sugere a reinicialização do dispositivo "se a tela não
responder ao toque". Ele não ofereceu outras soluções no caso de a
reinicialização não funcionar.
No site Reddit - que reúne grupos de discussão sobre diversos assuntos -
há também dezenas de comentários sobre o problema. Em alguns deles, os
clientes da Apple se dizem "irritados", "furiosos" e até "enojados".
Mas, após vários meses de controvérsia na internet, a empresa reconheceu o problema.
A resposta da Apple
"A Apple determinou que algumas telas do iPhone X podem sofrer
problemas de toque devido a um componente que pode falhar no módulo da
tela", informou a empresa em um comunicado publicado em seu site na
última sexta-feira.
A empresa de tecnologia diz que, nos dispositivos afetados, a tela - ou
parte dela - não responde imediatamente ao toque ou reage mesmo quando
não é tocada.
Em ambos os casos, a empresa lançou um programa de substituição
gratuita da tela em lojas da Apple ou fornecedores autorizados.
A oferta é válida apenas para os iPhone X que foram afetados pela
falha. A empresa compromete-se a mantê-la em vigor por um período de
três anos.
A empresa também diz que se o usuário já mandou consertar o smartphone por conta própria, pode pedir reembolso.
Continua depois da
publicidade
Antecedentes
Esta não é a primeira vez que os celulares da Apple enfrentam críticas.
Uma das últimas controvérsias da Apple tem a ver com o caso
"Chargegate", que abrange os problemas com as baterias dos novos
smartphones iPhone XS e XS Max, que têm problemas para carregar.
Houve também controvérsia sobre a lentidão deliberada de alguns modelos
de iPhone depois de atualizações de software, algo que a Apple
reconheceu pela primeira vez em 2017 e justificou como uma maneira de
gerenciar o envelhecimento inevitável de baterias de íons de lítio.
"Nosso objetivo é proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes", disse a empresa.
"A Apple sempre foi muito boa em administrar expectativas. Este é um
exemplo de como eles arruinaram (isso)", escreveu Nick Heer,
desenvolvedor de blogs de tecnologia.
Outros analistas acusaram a empresa de "falta de transparência".
Desta vez, não houve muitas explicações sobre o "componente" que causa a
falha do iPhone X, mas uma substituição gratuita foi oferecida.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.