By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PARANA PORTAL – Imagem: Orlando Kissner (ANP)
Em seu despacho, Moro fixou prazo de 30 dias para a PF e o Ministério Público Federal (MPF) reiniciem as apurações.
Continua depois da
publicidade
De acordo com o despacho do juiz, o inquérito deve investigar supostos
pagamentos de propina ao ex-governador em 2008, 2010 e 2014. A suspeita é
de que nos anos de 2008 e 2010 o repasse do dinheiro tenha acontecido
para bancar as despesas eleitorais de Richa e, em 2014, a uma “possível
contrapartida a intervenção do Governo do Estado para limitar a
concorrência para a duplicação da PR-323”.Moro defendeu que o processo é de competência da Justiça Federal. “Em tese, se o fato se confirmar, pode estar configurado crime de corrupção, que é especial em relação ao crime de realização de doações eleitorais não-contabilizadas. Nesse caso, isso excluiria a competência da Justiça Eleitoral, pelo princípio da especialidade. Caso se trate de corrupção, entendo que há elementos de conexão suficientes para justificar provisoriamente a competência da Justiça Federal”, despachou o juiz.
Delação
De acordo com ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Barbosa Júnior, na campanha de 2014, foram autorizados repasses de R$ 4 milhões, mas apenas R$ 2,5 milhões foram pagos efetivamente em três parcelas ao longo do mês de setembro. Ele contou que um diretor da Odebrecht foi procurado em Curitiba pelo tesoureiro da campanha de Richa, que pediu a contribuição. Haveria uma contrapartida para a empresa, referente ao projeto de duplicação da PR-323. A Odebrecht integrou o consórcio da obra, que nunca saiu do papel.
Outro lado
A defesa do ex-governador Beto Richa informa que existe um recurso pendente de julgamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a decisão que determinou a remessa da investigação para a Justiça Federal. A defesa entende que, com o julgamento deste recurso, deverá ser reformada a decisão proferida, determinando a remessa para a Justiça Eleitoral, nos mesmos moldes de decisões de casos similares.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR
A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.