quinta-feira, 31 de maio de 2018

Hemocentro de Guarapuava reforça pedido de doação neste feriado prolongado


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: REDE SUL DE NOTICIAS Imagem: Divulgação


O Hemocentro Regional de Guarapuava reforça o convite para doadores contribuírem com o banco de sangue neste feriado prolongado. Na cidade do terceiro planalto, haverá horário para cadastro de doadores nesta sexta feira (1), entre 8h e 11h. Hoje (31), feriado nacional, não há atendimento.
Segundo a direção do Hemocentro Regional de Guarapuava, a incidência de doações apresenta queda em épocas frias. Desse modo, as buscas por estoque são reforçadas e necessitam da colaboração de toda a comunidade.
O diretor do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Paulo Hatschbach, explica que os estoques estão regulares, mas é essencial que a população compareça aos hemonúcleos para não agravar a situação, tendo em vista que, frente à paralisação dos caminhoneiros, a rede enfrentou redução de mais de 30% nas doações de sangue em todo Estado.
Continua depois da publicidade
“Entendemos as dificuldades, mas é importante que as pessoas reservem um momento antes ou depois de descansar e viajar”. Hatschbach reforça ainda que a doação é um ato de solidariedade e que uma bolsa de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas.
O Hemepar é responsável pelo abastecimento de quase 90% do estoque de sangue da rede pública. São 384 hospitais cadastrados que necessitam de 14 a 15 mil bolsas de sangue por mês, cerca de 700 a 800 por dia.
Em Guarapuava, o Hemocentro Regional atende, em dias normais, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h. Mais informações pelo telefone (42) 3622-2819.
Continua depois da publicidade
CONDIÇÕES PARA DOAR
No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.
A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário