By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BANDA B – Imagem: Divulgação
O Ministério Público do Distrito
Federal e Territórios (MPDFT) instaurou na terça-feira, 3, inquérito civil
público contra a Vivo, acusando a tele de um possível uso e tratamento ilegal
de dados pessoais de clientes. Segundo o MP, o inquérito vai
apurar como a operadora Vivo tem utilizado as informações de
cerca de 73 milhões de usuários para fins de publicidade.
O serviço é oferecido aos
anunciantes por meio do Vivo Ads, plataforma de marketing para dispositivos
móveis da companhia.
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publicidade
O MP explica que com os dados
pessoais é possível identificar entre os clientes aqueles que estão passando
por tratamento de saúde, a partir do mapeamento da circulação de usuários em
clínicas e hospitais.
“Essas informações podem estar
sendo usadas de maneira imprópria pela empresa para a venda de espaço
publicitário. Vale destacar que o serviço Vivo Ads não permite que os clientes
se oponham ao tratamento de seus dados pessoais para fins de publicidade”,
informa o MP.
Em nota, a Vivo negou que utilize
as informações de seus clientes para que sejam transferidas ou compartilhadas
com anunciantes. “A Vivo cumpre rigorosamente a legislação vigente e não
promove qualquer uso ilegal de dados pessoais de seus clientes”, declarou a
empresa.
Segundo a operadora, o serviço Vivo
Ads é uma plataforma de mídia, na qual o cliente interage com publicidade
apresentada pela própria operadora para ganhar benefícios – a interação, porém,
é autorizada previamente pelo consumidor.
O MP ressalta ainda, que diferente
de empresas como Google e Facebook, o serviço de telefonia móvel no Brasil é
uma concessão de serviço público, com contrapartida financeira dos usuários.
Nem no contrato de serviço, nem no Centro de Privacidade da empresa Vivo
existem informações sobre uso dos dados pessoais de clientes para fins de
publicidade, informa.
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