quinta-feira, 9 de junho de 2016

Impeachment de Dilma é ‘jeitinho’ para burlar Constituição, diz ‘Economist’



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: UOL Imagem: Divulgação


No contexto da atual crise política e do afastamento da presidente Dilma Rousseff, a revista “The Economist'' publicou em sua edição mais recente uma reportagem sobre a cultura brasileira, explicando a seus leitores aspectos bem característicos do país, como o “jeitinho brasileiro''. Segundo a publicação, enquanto os que apoiam Dilma acusam a existência de um golpe de Estado, é este traço nacional que pode ajudar a explicar o processo de impeachment.
“O impeachment de Dilma Rousseff, uma presidente impopular que não foi acusada pessoalmente de um crime sério, é um jeitinho em torno da Constituição'', diz a revista.
A “Economist'' tem acompanhado de perto o noticiário político do Brasil e sempre foi muito crítica ao governo de Dilma. A revista rejeita a tese de que o impeachment equivale a um golpe de Estado e, em editorial, chegou a defender a renúncia da presidente. Ainda assim, a publicação critica o sistema político do país.
Este blog Brasilianismo já tratou das abordagens da “Economist'' em relação ao Brasil em outras ocasiões. A publicação é uma das mais influentes do mundo, e costuma servir de referência para discussões a respeito da economia internacional, mas a cobertura dela respeito do Brasil tem a tendência histórica de alternar momentos de expectativa com críticas sempre que o modelo da política econômica do governo se aproxima ou se afasta dos ideais “pró-mercado”, segundo a pesquisa de doutorado da socióloga Camila Maria Risso Sales.
“Jeitinho, que tem conotação de engenhosidade e também de ilegalidade, é uma marca da identidade nacional'', diz, listando uma série de “gambiarras'' sociais usadas pelos brasileiros para burlar regras.
Segundo a “Economist'' esse traço cultural pode ser explicado por questões ligadas à colonização brasileira, à religiosidade, à mistura de culturas e até mesmo à desigualdade social.
A revista diz, entretanto, que apesar de ser parte forte da personalidade brasileira, avanços recentes no controle das leis no Brasil podem estar diminuindo o espaço para o “jeitinho''.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.