By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rádio Najuá – Imagem: Élio Kohut
(Intervalo da Noticias)
Hoje, as creches deixaram um pouco de lado o perfil meramente assistencial e passaram a exercer também a função de ensino. O desafio é trazer aprendizado a seres tão pequeninos, talvez frágeis, mas, principalmente, curiosos e com muita disposição em aprender. E para lidar com essas crianças, é necessário muito jogo de cintura, mas também de uma dedicação maternal: olhar de perto para entender as necessidades e peculiaridades dos estágios de desenvolvimento de cada uma. É uma troca de mão dupla: enquanto a mãe confia a uma professora o cuidado de seu filho, esta cumpre, de certa forma, a função de uma “mãe” tomada de empréstimo.
Enquanto a criança se entrega a uma relação de plena confiança com sua mãe, num sentimento de estar realmente protegida por um escudo de amor e afeto, da mesma forma, as mães demandam a plena convicção de que estão deixando seus filhos a um ambiente completamente seguro e confiam cegamente – ou conscientemente – o cuidado da criança, por algumas horas do dia, a outra mãe, o que, sobremaneira, não rompe o laço afetivo que une mãe e filho.
Nossa reportagem conversou com Eliane Cristina Mazon, professora na creche Josefina Agibert, em Prudentópolis, onde atua há quatro anos. Ela traz o próprio filho à creche onde trabalha e considera importante a capacidade de confiar esse cuidado às outras professoras. Continuar lendo.
Ouça aqui a entrevista com professora Eliane.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.