sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Bombeiros e PMs estão novamente sem receber diárias no litoral do PR



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RPC TV Imagem: Divulgação


O pagamento das diárias de hospedagem e alimentação de bombeiros e policiais militares que trabalham na Operação Verão 2014/2015, no litoral do Paraná, está novamente atrasado. Os valores dos primeiros 15 dias de janeiro foram pagos aos servidores após o dia 20 do mesmo mês. Entretanto, os servidores afirmam que o problema se repetiu na segunda quinzena de janeiro.
Um servidor, que preferiu não se identificar, relatou à reportagem que muitos moradores do litoral paranaense, que alugaram casas para bombeiros e policiais, estão cobrando o aluguel atrasado. “As contas não param. A alimentação, não tem como você dizer que não vai comer hoje para gastar amanhã. Todo mundo chegou lá achando que ia ser tudo certo. Fez contrato com moradores para alugar casa e o pessoal já está olhando com cara feia pra gente, porque não vem dinheiro, não pagam o dinheiro. Ficam cobrando e a gente não sabe o que dizer”, afirmou o trabalhador.
Muitos dos servidores são do interior do Paraná e se deslocam até o litoral durante a operação, que começou no dia 18 de dezembro de 2014 e segue até depois do carnaval, em fevereiro.
De acordo com o presidente da Associação de Praças do Paraná (Apra-PR), Orélio Fontana Neto, os trabalhadores aguardam um posicionamento do Governo do Estado.
“Nós estamos aguardando que o governo realmente nos informe sobre o que está acontecendo e se vai pagar ou não. Os nossos policiais e bombeiros são muito valorosos e estão continuando o serviço”, disse Neto.
O atraso no pagamento das diárias pode prejudicar a eficiência dos trabalhadores, segundo o presidente da União do Corpo de Bombeiros Henri Francis de Oliveira. “Com certeza isso está trazendo prejuízo porque imagine um cidadão que precisa comer e se alimentar dignamente para poder executar suas atividades, que é onerosa para a saúde do bombeiro, pois fica várias horas exposto na areia. Ele está com a cabeça pensando na conta que ele tem que fazer, naquele dinheiro que ele precisa arrumar para se alimentar”, relatou.
“A gente trabalha para o governo, a gente é o governo. Se o governo não sustenta a gente, como é que a gente pode fazer para continuar trabalhando?”, desabafa o servidor, que preferiu não se identificar.
Caso o pagamento não seja sinalizado até o início da próxima semana, a Apra-PR informou que irá entrar na Justiça para que as diárias sejam pagas. A associação disse ainda que os bombeiros e policiais militares que saíram de férias nos meses de novembro, dezembro e janeiro não receberam o 1/3 das férias.
O Secretário de Segurança Pública do Paraná, Fernando Francischini, disse na quinta-feira (5) que o pagamento deve ser regularizado nos próximos dias. “A gente está realmente em uma situação muito difícil. Conseguimos pagar a primeira quinzena com muito sacrifício e dessa vez não será diferente. Nos próximos dias nós vamos pagar as diárias da segunda quinzena e com certeza até o carnaval devemos zerar esse problema. Nada mais justo do que a minha dedicação como secretário de cumprir a nossa obrigação de pagar essas diárias em dia”, disse Francischini.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.