quinta-feira, 15 de março de 2012

PRUDENTÓPOLIS VAI TER UMA ASSOCIAÇÃO PROTETORA DE ANIMAIS

Um grupo de moradores de Prudentópolis está dando provas de que com vontade, determinação e organização, com pouco pode se fazer muito na defesa de animais abandonados ou maltratados. Grupo se organizou e criou uma Associação Protetora de Animais e, em um mês, entidade recebeu apoio de 1.500 moradores.   De acordo com a presidente da Associação Protetora de Animais São Francisco de Assis de Prudentópolis, Soraia Valeria Bubniak, a criação da entidade partiu de um interesse em comum do grupo de pessoas: cuidar dos animais de rua, abandonados ou maltratados e soltos em vários pontos da cidade. “Nós iniciamos as conversas em outubro de 2011, e vimos que havia um ponto em comum: todas as pessoas envolvidas com a APASFA não aceitam simplesmente ver os animais abandonados ou sendo maltratados sem tomar uma atitude. Foram as trocas de experiências sobre essas atitudes isoladas que deram força e impulsionaram a criação da associação”, explica a Dra. Soraia. A entidade passou a ter corpo jurídico a partir do mês de fevereiro deste ano e as integrantes da diretoria ainda trabalham no processo de organização. “Ainda estamos em contato com as autoridades municipais, que têm papel fundamental no processo de defesa dos animais. Estamos produzindo campanhas educativas e divulgando a existência da Associação. A aceitação por parte da comunidade tem nos surpreendido. Estamos sentindo que a própria comunidade já clamava por uma entidade que realmente defenda e proteja os animais”, enfatiza a presidente.
Conforme a Dra. Soraia, atualmente estão circulando em Prudentópolis listas para que as pessoas manifestem interesse em serem apoiadores do projeto. “A APASFA é uma entidade sem fins lucrativos, mas que tem despesas, como medicamentos, ração, coleiras e outros materiais necessários para a proteção e cuidados dos animais. Para isso, estamos buscando apoio da comunidade, através de doações espontâneas. A partir de R$ 5,00, o valor que a pessoa quiser doar será muito bem utilizado com os animais abandonados ou maltratados em Prudentópolis”, afirma.

Sede

Os integrantes da diretoria da APASFA destacam ainda o trabalho está sendo priorizado para a conquista de uma sede própria. “A falta de espaço físico específico para a Associação é uma das nossas principais dificuldades. Temos pessoas com 04, 07 ou mais de 10 animais em suas residências, dando o atendimento, alimentação e todos os cuidados necessários, por não termos uma sede própria. Uma vez que esses animais são recuperados e estejam bem fisicamente, nós buscamos pessoas que se interessem por eles e os adotem”, acrescenta. 
Em breve, os integrantes da APASFA estarão ministrando palestras em escolas e outras instituições, alertando sobre a necessidade de as pessoas darem maior atenção aos animais. “Esse é um trabalho que será constante. Através da educação das crianças e dos adolescentes, que acabam se tornando multiplicadores do projeto, nós conseguiremos também atingir os pais e as mães”, diz a presidente. A presidente da APASFA conclui dizendo que “quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de lutar por crianças e idosos. Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos seres fracos, que não podem se defender”. 


 By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rede Sul de Noticias Imagem: Rede Sul de Noticias

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.