sábado, 11 de outubro de 2025

Prefeitura de Prudentópolis emitiu nota após repercussão da gestão compartilhada do salto São Francisco do Governo do Estado e Guarapuava

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS Imagem: Márcio Aluízio Fonsaca Grochoocki
Após a repercussão na internet e como também após a nossa postagem, a prefeitura de Prudentópolis emitiu uma nota na manhã desta sexta (10), sobre gestão compartilhada do Parque do Salto São Francisco entre Governo do Estado e Guarapuava.
Tanto que a postagem do IAT via AEN aconteceu no início do mês de outubro.
Nesta nota não cita se o município de Prudentópolis foi convidado para o lançamento, já que nesta nota o prefeito Adelmo Luiz Klosowski também cobra a inclusão do município de Turvo nesta nova gestão.
Para você entender mais sobre essa "briga" pelo salto São Francisco, acesse AQUI sobre a última decisão sobre a questão de quem seria responsável pelo São Francisco, sendo essa decisão aconteceu no ano de 2022, mas novamente reforçamos que não temos conhecimento se houve ou não recurso desta decisão.   
Continua depois da publicidade
Confira AQUI mais sobre essa gestão compartilhada.
Confira a nota da prefeitura
Considerando a recente notícia veiculada na imprensa e no site do Instituto Água e Terra, informando que o Parque Estadual São Francisco da Esperança passará a ter gestão compartilhada entre o Governo do Estado do Paraná e o Município de Guarapuava, o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski, imediatamente encaminhou ofícios ao IAT e à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, requerendo a inclusão dos municípios de Prudentópolis e Turvo nessa gestão, tendo em vista que o parque está localizado na tríplice fronteira entre Prudentópolis, Turvo e Guarapuava.
Historicamente, o Salto São Francisco é reconhecido como parte do território prudentopolitano. Registros em livros de história apontam essa condição há mais de cem anos, assim como fatos concretos, como a antiga escola municipal de Prudentópolis, localizada a mais de um quilômetro do Salto no sentido de Guarapuava, que funcionou por décadas atendendo moradores da região.
Entretanto, uma nova interpretação de limites territoriais feita pelo extinto Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) em meados de 2006 redefiniu a divisa, estabelecendo ali a convergência das fronteiras entre Prudentópolis, Guarapuava e Turvo.
Para o prefeito Adelmo Klosowski, é indispensável que Prudentópolis faça parte da gestão compartilhada do Parque Estadual São Francisco da Esperança, considerando a vocação turística do município, reconhecido como a “Terra das Cachoeiras Gigantes”, onde o Salto São Francisco é o maior símbolo natural.
Além disso, Prudentópolis, em parceria com o Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, está executando o projeto de pavimentação asfáltica de aproximadamente 25 km da estrada rural que dá acesso ao Salto São Francisco, dentro do programa “Caminhos da Integração”. 
Continua depois da publicidade
Essa obra, de grande investimento, criará uma rota alternativa à BR-277 (Serra da Esperança) entre Prudentópolis e Guarapuava, agregando valor turístico e oferecendo uma nova experiência de deslocamento pela beleza cênica da região.
Prudentópolis também possui experiência comprovada em gestão compartilhada de atrativos naturais em parceria com o Estado, como demonstra o Monumento Natural Salto São João, hoje uma referência de turismo sustentável e bem estruturado; e na gestão compartilhada com outros municípios como no projeto de exploração desenvolvimento em parceria com Guamiranga no Salto Barão do Rio Branco.
Diante desse contexto, o município defende que sua inclusão na gestão do Parque Estadual São Francisco da Esperança é fundamental para garantir uma administração equilibrada, que valorize o turismo, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região, em igualdade de condições com Guarapuava e Turvo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.