By:
INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR – Imagem: DivulgaçãoO Procon multou uma instituição bancária devido à demora no atendimento em fila de espera. O caso aconteceu em Guarapuava , na região central do Paraná.
De acordo com o órgão, após o recebimento de denúncias, fiscais foram
até o estabelecimento bancário e constataram que mais de dez pessoas
aguardavam atendimento por mais de uma hora.
A cidade possui uma lei municipal (nº 2376/2014) que estabelece tempo
máximo de até 30 minutos de espera em estabelecimentos bancários. Saiba mais abaixo.
Segundo o Procon, o banco está sendo notificado da decisão e poderá apresentar defesa no prazo de 20 dias
Continua depois da publicidade
Bancos têm tempo máximo de espera para atendimento?
Diversas cidades e estados brasileiros possuem leis locais que
regulamentam o tempo máximo de espera para atendimento - como é o caso
de Guarapuava, por exemplo.
Os locais que não têm devem seguir o normativo nº 004/2009 do Sistema
de Autorregulação Bancária (SARB) da Federação Brasileira de Bancos
(Febraban):
"O tempo máximo de espera para atendimento nos guichês de caixa será de
até 20 minutos em dias normais e de até 30 minutos em dias de pico. São
considerados dias de pico a véspera ou dia útil pós-feriado, o último
dia útil do mês e do dia 1º ao dia 10 de cada mês".
O texto também afirma que o tempo de espera do atendimento prioritário
deve ser menor que o existente para o atendimento convencional.
Guarapuava
Em Guarapuava, a lei municipal 2.376/2014 segue a normativa da
Febraban, adicionando à regra máxima de 30 minutos de espera permitida
no dia de pagamento de funcionários públicos.
A legislação também afirma que o não cumprimento sujeita o
estabelecimento à multa de 200 UFMs, sendo que no caso de reincidência
dobra-se o valor.
De acordo com o Procon, antes da aplicação da penalidade os
estabelecimentos bancários da cidade foram orientados quanto à
necessidade de seguir a legislação.
Continua depois da publicidade
Como denunciar
Nas cidades e estados que possuem leis que regulamentam o tempo máximo
de espera para atendimento, denúncias podem ser feitas diretamente aos
Procons locais. O telefone padrão é 151.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP.
GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.
GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.
GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.
GRUPO - CLIQUE AQUI.
GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.
GRUPO 5: CLIQUE AQUI.
GRUPO 6: CLIQUE AQUI.
CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.