A BR-373, ligação entre Ponta Grossa e Prudentópolis , será inteiramente duplicada por meio do Lote 1
das novas concessões rodoviárias do Paraná , cujo leilão será realizado
no final deste mês. O trecho de 99,3 quilômetros, que passa também pelos
territórios de Ipiranga, Imbituva e Guamiranga , receberá ainda 21 novas
Obras de Arte Especiais (OAE), que incluem viadutos, passarelas e uma
passagem em desnível.
Essa é a quarta matéria da série da Agência Estadual de Notícias
(AEN) que apresenta as principais obras do Lote 1.
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A primeira abordou as
melhorias no Contorno Norte e no Contorno Sul de Curitiba, a segunda as duplicações e obras da BR-277, e a terceira as novas conexões entre Lapa, Araucária, Porto Amazonas, Campo Largo e Curitiba.
A duplicação começa no entroncamento da BR-373 com a BR-376, o trevo
de acesso para o distrito de Uvaia, em Ponta Grossa, e termina no
entroncamento da BR-373 com a BR-277, o Trevo do Relógio, em
Prudentópolis. A obra será dividida em três etapas, iniciando no quinto
ano de contrato.
Serão implantados 10 km de vias marginais em sete segmentos
diferentes, atendendo o perímetro urbano de Imbituva, Guamiranga e
Prudentópolis, e também a comunidade rural de Colônia Trindade, em Ponta
Grossa.
A rodovia concentra o maior número de novas interseções em desnível
deste lote, sendo a única a receber interseções do tipo parclo, em que
condutores utilizam uma passagem superior para trocar de sentido da via.
No trecho entre o entroncamento com a BR-376 até a ponte sobre o Rio
Tibagi, em Uvaia, serão dois parclos, no km 189+100 e no km 194+700, e
uma passarela para pedestres entre a Rua Vermelha e a Rua Azul.
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No trecho seguinte, entre Uvaia e o entroncamento com a BR-153, serão
seis OAEs. O trevo da Tirol, no entroncamento com a PRC-487 (acesso
para Ipiranga), será substituído por um viaduto do tipo trombeta, que
conta com três ramos, sendo que um deles faz uma curva de 270º antes de
se dividir; quatro viadutos do tipo parclo, no km 206, km 211, km 216 e
km 220; e o trevo da Cocari, no entroncamento com a BR-153 (acesso para
Imbituva), será substituído por um viaduto do tipo diamante, em que há
uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos,
pela pista da direita.
A rotatória entre a BR-373 e a PR-522 (acesso para Palmital e também
Imbituva) será igualmente substituída por um viaduto do tipo diamante.
Prosseguindo pela rodovia, serão mais três parclos até chegar em
Guamiranga, nos km 233, km 237 e km 241. No perímetro urbano do
município, a interseção existente entre a Rua Ferdinando Pontarolo e Rua
Diogo Emanuel de Almeida será substituída por um novo diamante.
Entre Guamiranga e Prudentópolis são mais três parclos, nos km 250,
km 254 e km 260.
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No perímetro urbano de Prudentópolis a rotatória entre a
BR-373 e a Rua São Josafat será substituída por um viaduto do tipo
Diamante, e duas novas passarelas serão construídas, sendo uma na altura
da Rua Cel. João Pedro Martins e a outra próxima à Rua Bela Vista. A
última OAE desta rodovia será uma passagem em desnível no parque
industrial de Prudentópolis, ligando as marginais sem acessar a rodovia,
próximo à Avenida João Paulo II.
O lote prevê ainda, para a BR-373, retornos em nível, regularização
de 20 acessos, passagens de fauna e caixa de contenção de líquidos
perigosos.
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