quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Jovem com câncer pelo corpo é desenganada pelos médicos e volta para casa após fim de tratamento: 'Eu acredito na cura'

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação
'Viva intensamente, viva o hoje, viva o agora, viva esse segundo, porque não sabemos quando vai ser o último adeus'. Esse é o conselho que Maria Rita Neves Borges, de 18 anos, dá a quem está lendo a reportagem. A jovem foi diagnosticada com câncer, fez quimioterapia em Barretos, mas o tratamento chegou ao fim. Sem possibilidades por meio da medicina, ela voltará ao Tocantins crendo em um milagre. 
A menina alegre e cheia de esperança é natural de Paraíso do Tocantins. Até novembro do ano passado, a vida seguia normalmente. Maria Rita havia conseguido o primeiro emprego em um escritório de agronegócios. Estudava no período da noite e aproveitava o fim de semana com os amigos e familiares.  
Continua depois da publicidade
"A minha rotina era alegre e feliz. Eu tinha uma vida ativa, eu aproveitava, no final de semana me encontrava com familiares, amigos e pessoas próximas. A cada final de semana, eu vivia intensamente. Parece que Deus já estava me preparando, eu já estava sentindo que iria acontecer algo porque meses antes de descobrir a doença eu aproveitei intensamente. Eu saía, eu curtia, eu trabalhava, eu estudava, dava amor e recebia amor".
Em novembro do ano passado, a rotina mudou. A menina, que estava com 17 anos, descobriu um tipo de câncer agressivo no pulmão. Ela passou por uma consulta no Hospital Geral de Palmas. O tumor estava avançado e poderia crescer ainda mais. A família decidiu que a melhor alternativa seria buscar tratamento no Hospital do Amor, em Barretos. 
A tocantinense e a mãe arrumaram as malas e partiram rumo a São Paulo. No primeiro momento, a pergunta que não saía da cabeça de Maria Rita era: 'Deus, por que eu? Estou com minha vida começando agora, com 17 anos', disse ela, durante entrevista ao g1.
Não demorou para que a pergunta fosse respondida, segundo a jovem. 
"Ele deu a resposta, que Ele dava a cruz para os filhos do tamanho que os filhos poderiam suportar. Depois, logo com o passar do tempo, fui me adaptando com a notícia, com a minha nova vida. 
Continua depois da publicidade
A doença fez a Maria Rita ficar mais forte do que já era antes. A minha fé moveu montanhas e me fez chegar até aqui onde eu estou. Eu falei: 'Senhor, segura a minha mão, não solte ela, eu lhe peço, até o último segundo'. Ele segurou a minha mão e me sustentou até aqui".
Maria Rita começou as sessões de quimioterapia em dezembro de 2022. O tratamento não conteve o câncer, que se espalhou rapidamente pela parte pélvica e a região abdominal. Segundo ela, os médicos tentaram de todas as formas. Na terça-feira (22), a jovem e a mãe foram chamadas e receberam a notícia de que não haveria mais possibilidades.  
"Os médicos conversaram bastante, tentaram ver todas as saídas possíveis, disseram que as quimioterapias que eu estava fazendo desde junho deste ano, não estavam resolvendo. O câncer não estava reagindo, diminuindo. Eu não cheguei a fazer radiotearapia pelo fato de o tumor estar muito grande. Eles não podiam estar regando essa plantinha, que sou eu, com tanta quimioterapia e eu não dar conta mais. Eles decidiram que era melhor parar, não tem mais tratamento".
Apesar da notícia, Maria Rita relata que ficou em paz, não chorou e nem se desesperou. Ela crê no milagre, que Deus pode trazer a cura nos últimos segundos.  
"Eu creio que para Deus nada é impossível. Ele pode virar a chave nos últimos segundos dos 45 minutos. Não tem mais o que ser feito, não tem como serem feitas cirurgias, não cheguei a fazer para tirar o tumor, mas infelizmente as quimioterapias mais evoluídas não responderam. É uma notícia que não esperávamos, mas a última palavra vem de Deus".
Continua depois da publicidade
Os médicos permitiram que Maria Rita voltasse para casa e os amigos fizeram uma campanha para pagar a passagem de volta. O voo para o Tocantins está marcado para este sábado (26). A sensação é de que ela deve aproveitar cada segundo da vida com as pessoas que ama. Outro desejo é conhecer o mar, no nordeste.  
"Um desejo que devo realizar quando eu estiver na minha cidade é aproveitar a minha mãe, meus irmãos, meu sobrinho que sou muito apaixonada, aproveitar quem eu amo. O desejo que eu preciso fazer, tenho sonho, é conhecer o mar, eu vou fazer o possível para conhecer o mar. Eu vou pedir que Deus me dê forças. Eu sempre vi fotos, sempre acompanhei e sempre tive vontade de lavar minha alma no mar".
Após lavar a alma, o desejo é continuar vivendo e aproveitando a vida. Maria Rita crê na cura.  
"Eu acredito na cura, vou lutar até o fim, eu creio no milagre de Deus. Creio que vou ser o testemunho vivo na terra".

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.