quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Ovelha deu à luz quadrigêmeos em Inácio Martins

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação
Há três anos, Rosnei Lopes começou a criar ovelhas na propriedade dele, em Inácio Martins.
Ele tem 51 ovelhas matrizes, responsáveis pela reprodução do rebanho, mas uma delas tem se destacado. De uma única vez, essa ovelha teve quatro filhotes: três machos e uma fêmea. Uma quantidade considerada rara na criação de ovinos.  
“Até gêmeos é comum na propriedade, a gente sempre vem acompanhando. No ano passado, essa mesma ovelha teve três filhotes. A gente já ficou de olho, achou um pouco diferente. 
Continua depois da publicidade
Esse ano ela nos presenteou com quatro. Foi a primeira vez na propriedade”, conta ele. 
A ovelha tem três anos de idade e, ao longo da vida já teve dois partos. O animal tem apenas uma gestação por ano. A ideia é mantê-la na propriedade por pelo menos dez anos, para outras crias.
O veterinário que acompanha o desenvolvimento dos animais na propriedade explica que há chances de ela ter outras gestações com mais de três filhotes, mas não há como prever o mesmo para outras ovelhas. Tudo depende da genética de cada animal.
“O que acontece é que uma ou outra carneira nos surpreende. Às vezes, a ovulação é maior do que o esperado. Isso se deve a um conjunto de coisas que é construído ao longo do ano”, diz Adriano Gobor. 
Para não sobrecarregar a mãe, para não deixa-la fraquinha demais, os filhotinhos estão passando por uma suplementação alimentar. De duas a três vezes por dia, o produtor pega essa mamadeira e alimenta os filhotinhos.
“A amamentação exige muito da fêmea. Grande parte da alimentação é convertida para amamentar, tanto que é muito raro conseguir colocar peso em uma ovelha nesse período”, explica Gobor. 
Continua depois da publicidade
Até o período de desmame são, em média, dois meses. Depois, as ovelhinhas se juntam ao rebanho para ganhar peso. Na fase adulta, podem chegar a pesar entre 50 e 70 quilos.
Em meio ao rebanho, elas não perdem a mãe, como explica o veterinário: “Não confunde por causa da vocalização e do cheiro. Quando a mãe berra, os filhos já identificam a voz e vão até ela. E a mãe já identifica pelo cheiro e só deixa mamar quem for filho dela.” 
Para o criador das ovelhas, fica a satisfação em ter na propriedade, quatro filhotes de uma mesma mãe: “Fico muito animado. Sinal de que o manejo que estamos fazendo com o apoio veterinário está tendo bom resultado”, finaliza.  

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.