quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Eleições 2020: Quanto cada candidato pode gastar?

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RADIO CULTURA Imagem: Divulgação

A campanha eleitoral começa ainda neste mês. As votações do primeiro turno serão no dia 15 de novembro nas Eleições 2020. E, com a campanha surgem os mais diversos tipos de propagandas, contratação de equipes para fazer a divulgação, carros circulando pra todo lado fazendo a campanha dos candidatos. Mas, de onde vem o dinheiro pra tudo isso?
Continua depois da publicidade
E quanto cada candidato pode gastar?
Parte dos recursos são públicos, vem do fundo partidário. Mas pode ser complementado por doações de pessoas físicas ou de recursos do próprio candidato. Doações de empresas são proibidas.
E, mesmo que tenha todo dinheiro do mundo, o candidato não pode abusar do poder econômico e despejar dinheiro na campanha. Existem limites legais.
Em Guarapuava os limites estabelecidos são os seguintes. Os candidatos a prefeito e vice-prefeito não pode ultrapassar o limite de: R$ 975.159,61. Quase 1 milhão de reais.
Já o candidato ou candidata a vereador não pode gastar mais do que R$ 72.098,26.
Todos os gastos devem ser declarados. O que não passar pela prestação de contas é caixa dois e pode representar crime eleitoral. O cidadão poderá acompanhar online as prestações de contas, saber quem doou para o candidato e como o dinheiro foi gasto.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.