By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 – Imagem: Divulgação
Há 60 anos, em 3 de janeiro de 1959, saíam da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) as primeiras unidades do Fusca nacional. Naquela época, ele era conhecido pelo nome de Sedan.
Durante as décadas seguintes, a Volkswagen produziria ainda outros 3,3
milhões exemplares de um dos carros mais emblemáticos do país,
carinhosamente chamado também de Besouro.
O Fusca foi o primeiro grande sucesso da indústria automotiva
brasileira. Lançado no início de 1959, ele encerraria aquele ano como o
carro mais vendido do país.
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Em 1967, o motor de 1.200 cm³ e míseros 36 cavalos foi substituído pelo
de 1.300 cm³ e 46 cv. Três anos depois, o Fusca também passou a ser
oferecido com um motor maior, de 1.500 cm³ e 52 cv.
O "Fuscão", como ficou conhecido, também trazia pequenas mudanças
visuais, como lanternas redesenhadas e capô com maior abertura para
ventilação. A marca de 1 milhão de unidades produzidas foi alcançada em
1972.
Nos anos seguintes, o Fusca ganhou novos equipamentos, como cinto de
segurança, carburadores melhorados e discretas mudanças visuais, além do
motor de 1.600 cm³ e 65 cv.
Em 1967, o motor de 1.200 cm³ e míseros 36 cavalos foi substituído pelo
de 1.300 cm³ e 46 cv. Três anos depois, o Fusca também passou a ser
oferecido com um motor maior, de 1.500 cm³ e 52 cv.
O "Fuscão", como ficou conhecido, também trazia pequenas mudanças
visuais, como lanternas redesenhadas e capô com maior abertura para
ventilação. A marca de 1 milhão de unidades produzidas foi alcançada em
1972.
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Nos anos seguintes, o Fusca ganhou novos equipamentos, como cinto de
segurança, carburadores melhorados e discretas mudanças visuais, além do
motor de 1.600 cm³ e 65 cv.
'Segunda vida'
O nome Fusca só seria adotado de forma oficial em 1983.
Coincidentemente, neste ano o Fusca perderia a liderança do mercado
nacional após 24 anos. Em 1986 a Volkswagen encerrou a produção do Fusca
(pela primeira vez).
Sete anos depois, o presidente Itamar Franco sugere que a Volkswagen
volte a produzir o Fusca. A fabricante atendeu ao pedido, e retomou a
produção. Externamente, poucas eram as novidades. Por dentro, novo
quadro de instrumentos, volante vindo do Gol e estofamentos renovados.
A "segunda vida" do Fusca durou três anos, até 1996. A produção foi
encerrada com a Série Ouro, edição especial, limitada a 1.500
exemplares.
No mesmo ano, a Volkswagen criava sua página na internet, mostrando que
o pequeno besouro se mostrava ultrapassado em uma época de grandes
mudanças, não só na indústria automotiva, como no mundo.
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