By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: A REDE – Imagem: Divulgação
Foi oficializada, a compra de parte do Grupo Madero pelo fundo de investimento
norte-americano Carlyle Group. A informação foi confirmada ao Jornal da Manhã e
Portal aRede pelo diretor de marketing do grupo, Paulo Carbonare, nesta
sexta-feira. A transação foi de R$ 700 milhões, o que corresponde a 23,3% das
ações da rede, que foi avaliada por R$ 3 bilhões. A empresa possui sua sede
fabril em Ponta Grossa, que será diretamente impactada com a transação: a
assessoria de imprensa confirmou que um aporte de R$ 160 milhões está previsto
para a unidade no município. A fábrica é responsável por mais de 90% de todos
os produtos comercializados nos mais de 130 restaurantes da rede em todo o país
e, inclusive, os fora do Brasil.
O investimento anunciado é maior que os R$ 120 milhões
revelados em julho do ano passado, previstos para serem aportados até o final
deste ano. A principal aquisição será de uma nova máquina para fabricação de
pães. Com o novo equipamento, em operação no mês de julho, o produto continua
com a mesmas características, mas será padronizado.
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“Nosso objetivo é melhorar
ainda mais a qualidade do pão entregue ao nosso cliente”, comenta Junior
Durski, fundador do Madero. A Cozinha Central, como é chamada a fábrica na
cidade, contará com uma câmara de produtos congelados e resfriados robotizada.
“Estamos
entusiasmados em fazer parceria com a Carlyle, uma empresa que combina experiência
em investimentos em restaurantes ao redor do mundo com um profundo conhecimento
do mercado varejista brasileiro. Este será um recurso valioso à medida que executamos
nossa estratégia de crescimento”, disse Junior Durski. Ele ainda antecipou que
metas ambiciosas foram estabelecidas, e que o grupo está empolgado com o fato
de a Carlyle ser a parceira para a próxima etapa da jornada da empresa.
Jay Sammons, Diretor Executivo e Chefe Global de Consumo e
Varejo da Carlyle, afirmou estar empolgado em aplicar a significativa
experiência da empresa em restaurantes e consumidores para apoiar a equipe liderada
pelo chef Junior Durski. “O Madero construiu uma marca e um modelo de negócios
diferenciados, utilizando tecnologia orientada para o consumidor e alavancando
as melhores operações da empresa para servir comida excelente a milhões de
clientes satisfeitos em todo o Brasil”, alegou. “Estamos totalmente alinhados
com o plano de crescimento que Junior Durski e a sua equipe administrativa
estão buscando. Estamos entusiasmados com as oportunidades futuras”, concluiu Fernando
Borges, diretor administrativo e chefe do Grupo de compras da Carlyle na
América do Sul.
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A operação, contudo, ainda está sob a avaliação do Conselho Administrativo
de Defesa Econômica (Cade).
DestinaçãoDo valor a ser aportado na empresa, a maior parte, cerca de R$ 520 mil, será aplicado na companhia, para pagar dívidas - entre elas, as da emissão de debêntures da gestora HSI. O restante, informa a empresa, será destinado para expansão do grupo, cujo plano prevê a inauguração de 53 novos restaurantes em diversos estados brasileiros, incluindo o Pará, o primeiro da região norte. O maior detentor de ações da empresa é Junior Durski, fundador do Grupo, nascido em Prudentópolis, na Região dos Campos Gerais, e que por um tempo morou em Ponta Grossa – e que trouxe para o município a indústria há alguns anos. Luciano Huck, apresentador da Rede Globo, também é um dos sócios do Madero.
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