By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: CAMARA DE VEREADORES – Imagem: Câmara de Vereadores
Continua depois da
publicidade
A sessão deste ano envolveu três eventos alusivos à etnia,
como homenagem póstuma a sacerdotes que desenvolveram o trabalho de
organização da comunidade desde o início do século passado em
Prudentópolis, e que terão seus nomes lembrados na identificação de vias
públicas a serem implantadas no futuro Loteamento São Basílio,
projetado pela própria Associação São Basílio, em Linha Abril; homenagem
ao Grupo Folclórico Ucraíno-Brasileiro Vesselka, pelos 60 anos de
existência; e ao Grupo Irmandade dos Cossacos, pelos 64 anos de
atividades e dez anos de formalização oficial.O Vereador Luciano Marcos Antonio, falando sobre os projetos que tramitam para nominar as vias públicas em homenagem aos padres falecidos que tiveram presença marcante em nossa comunidade, destacou que “manter viva a tradição secular de uma etnia, como a ucraniana, que é marcante e integrante da formação deste município desde os princípios de sua formação, é um desafio, cada dia maior, diante do mundo veloz e globalizado, com a tecnologia e as modernidades tomando conta de tudo e de todos”.
A presença dos religiosos em nossa comunidade foi fundamental pois com firmeza e determinação conseguiram manter até nossos dias, essa tradição, a qual se iniciou em meados de 1897, quando para aqui veio o primeiro brasiliano, padre Silvestre Kizema, configurando-se na primeira missa transoceânica ucraniana da Ordem de São Basílio Magno. O Padre chegou em Prudentópolis no dia 6 de julho de 1897, véspera do dia de São João Batista, no velho calendário, padroeiro da cidade. O padre foi recebido com cantos e versos e hospedou-se na casa do comerciante Forkevicz e logo no dia seguinte, celebrou para o povo imigrante a divina liturgia a anunciou sua missão. E foi assim que tudo começou, com o incentivo do padre Silvestre, com as construções das primeiras igrejas, inclusive de São Basílio, além de colônias importantes, como Esperança, Eduardo Chaves, Piquiri, Paraná, Coronel Borman, além das primeiras escolas como Nova Galícia e Vicente Machado. Muitos religiosos sucederam esse trabalho e continuaram no mesmo fundamento, o que aglutinou a comunidade e a manteve unida em torno da etnia. Por isso, juntamente com o vereador Marcos Roberto Lachovicz, e em parceria com a paróquia, iniciou-se com projetos que estão em fase de tramitação por esta casa de leis, que buscam levar homenagens póstumas aos padres que por aqui passaram e deixaram seu legado.
Continua depois da
publicidade
Nessa relação de nomes figuram o
próprio padre Silvestre Kizema, padre Markiano Shkirpan, padre Clemente
Bzhukhovskyi, padre Melécio Krauczuk, padre Nicolau Ivaniv, padre
Eustaquio Turkovyd, padre Benedito Melnik, padre Basílio Zynko, padre
Valdomiro Burko, além do Frade Procópio Veretta, e Bispo Dom José
Martenetz. Esses nomes serão eternizados nominando vias públicas em fase
de projeto de abertura e legalização no futuro Loteamento São Basílio, o
qual está sendo idealizado pela própria Sociedade São Basílio, em Linha
Abril. Vale destacar que, em anos anteriores, através de projetos
aprovados, foram homenageadas as memórias dos padres Pedro Paulo
Baltzar, Meron Paulo Kraiczyk, Josafat Ditkun e Josafat Roga.Já Moção de Parabenização aprovada pela Câmara estendida ao Grupo Folclórico Ucraíno-Brasileiro Vesselka destacou a ação do grupo em levar a cultura da etnia ucraniana a nível nacional e internacional, projetando a arte da dança e da preservação da memória, principalmente com os costumes da gastronomia com a realização da tradicional Noite Ucraniana. O teor da Moção é o seguinte:
Moção DE APLAUSOS
Por iniciativa do Poder Legislativo Municipal, com aprovação dos componentes do Soberano Plenário, foi outorgada Moção de Aplausos ao GRUPO FOLCLÓRICO UCRAÍNO-BRASILEIRO VESSELKA, pelas comemorações dos sessenta anos de existência, em Prudentópolis, mantendo viva a tradição étnica da Ucrânia em nossa comunidade, projetando-se a nível nacional e internacional através dos eventos em que participou e das conquistas que obteve ao longo dos anos, com respeito e admiração. A realização da tradicional Noite Ucraniana, que integra a programação alusiva aos festejos de emancipação político-administrativa de Prudentópolis e do Dia da Comunidade Ucraniana, durante o mês de agosto, marca a projeção do Vesselka com destaque, reunindo em sua última edição mais de mil e duzentas pessoas na confraternização, inclusive tendo o prestígio de inúmeras autoridades a nível regional, estadual, nacional e internacional. A dedicação, a perseverança, a criatividade e o zelo para com a tradição da dança e dos costumes mantida ao longo dos anos pelos componentes e dirigentes do Grupo, fez com que o mesmo se mantivesse na vanguarda da etnia, servindo de referência aos meios culturais. Fica por parte do Poder Legislativo Municipal, por esta Moção, o reconhecimento público à equipe que atua neste prestigioso grupo folclórico, pela participação ativa em nossa comunidade ao longo desse tempo.
A outra homenagem foi dirigida ao Grupo Irmandade dos Cossacos, cujas tradições se iniciaram há sessenta e quatro anos, com os primeiros “guardas do Santo Sudário” e, que, há dez anos, após reformulação e reorganização, com formalização oficial, houve a fundação do grupo, o qual inclusive, já tem lei municipal aprovada pela Câmara declarando-o como de Utilidade Pública Municipal, e lei estadual oficializando o “Dia da Irmandade dos Cossacos de Prudentópolis”, no calendário oficial de eventos. Hoje, a irmandade já tem grupos em várias comunidades e em Guarapuava e é o único do gênero no mundo. O teor da Moção é o seguinte
Por iniciativa do Poder Legislativo Municipal, com aprovação dos componentes do Soberano Plenário, foi outorgada
Moção de Aplausos ao GRUPO IRMANDADE DOS COSSACOS, pelas comemorações dos sessenta e quatro anos de atividades e dez anos de formalização e reformulação em nossa comunidade, mantendo viva a tradição da história dos valorosos guerreiros “kossakês”, os quais defendiam sua nação de invasão de bárbaros, defendendo os vales férteis da Ucrânia.
Através da continuidade dos costumes iniciados desde meados de 1954, pelos conhecidos “guardas do Santo Sudário”, durante as cerimônias pascais na Paróquia de São Josafat, a Irmandade se reorganizou e reformulou, com novo vestuário e indumentária, ampliando o número de componentes com mais de dez divisões com vários componentes, os quais atuam principalmente durante as comemorações pascais, mantendo a vigília do Santo Sudário, com os grupos se revezando durante todo o período, além de organizarem um acampamento típico, o qual vem projetando a Páscoa Ucraniana de Prudentópolis a nível regional e estadual. Fica por parte do Poder Legislativo Municipal, por esta Moção, o reconhecimento público à irmandade que atua na manutenção de costumes seculares, com participação ativa em nossa comunidade ao longo desse tempo.
Ao encerrar a Sessão Solene, o Presidente Marcos Lachovicz destacou que “os vereadores estão cumprindo com o papel de apresentar os problemas da comunidade, encaminhar as principais reivindicações, levar à discussão assuntos de real interesse que afetam os munícipes e propondo e aprovando leis e projetos que busquem o melhor a todos os prudentopolitanos. Nesta data comemorativa, queremos levar a todos os cidadãos prudentopolitanos, de nascimento ou de adoção, a mensagem de otimismo e de trabalho por um futuro melhor a todos nós.
Continua depois da
publicidade
Estamos atuando
para que isso aconteça da melhor forma possível, dedicando-se a
transformar nossa terra querida num lugar ainda mais agradável e
aconchegante para se viver, onde as pessoas possam morar com qualidade
de vida. E à nossa comunidade, queremos destacar a firmação que temos
visto nos últimos tempos na área do turismo religioso e cultural,
deixando Prudentópolis cada vez mais expoente como a Ucrânia Brasileira,
graças ao trabalho incansável de diversas lideranças, que trabalham
para manter viva a tradição, junto com instituições culturais como a
própria paróquia, grupo vesselka, instituto santa olga, escolinha
paroquial, cooperativa de artesanato, museu do milênio, irmandade dos
cossacos, coral da paróquia, grupos de jovens, cursilhistas, e
principalmente as comunidades existentes na cidade e diversas
localidades do interior”.Concurso da Rainha da Semana Ucraniana (SAIBA AQUI COMO VOTAR.) e apresentação da cantora ucraniana Lesya Horova.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.