quinta-feira, 3 de maio de 2018

ING de Prudentópolis promove curso sobre agricultura orgânica

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

Está se tornando uma tendência pela procura de produtos orgânicos por boa parte dos consumidores, que sempre procuram algo saudável para comer, tanto que o Governo do Paraná só vai comprar a merenda escolar orgânica, com prazo final para isso será em 2025.
Continua depois da publicidade
Como também para ajudar o agricultor prudentopolitano, o ING (Instituto Os Guardiões da Natureza), junto com a AASPRUD (Associação de Agricultura Sustentável de Prudentópolis e Região), está realizando um curso para transformar um grupo de agricultores como produtores de alimentos orgânicos. Tanto que alguns estão na transição da agroecologia e no futuro ter o certificado orgânico.
A reportagem do Intervalo da Noticias entrevistou a presidente do ING, Vânia Mara Moreira dos Santos, que na entrevista explica bem como está sendo este curso (entrevista abaixo).
Hoje para o agricultor se tornar um produtor orgânico demora em média de 03 anos para que possa receber o título de orgânico, a não ser que seja uma área que nunca foi usado nenhum veneno, senão ele vai ter que entrar neste processo de transição.
Depois que ele estiver com o certificado, ele vai estar com o registro no site do Ministério da Agricultura, onde a população poderá saber se realmente aquele produto é orgânico.
Nesta primeira etapa participaram em média de 18 agricultores e no máximo de 20 agricultores, onde estão com um grupo de agricultores somente interessados, já que é um caminho muito longo, como relatou a Vânia. Também no futuro esse mesmo processo poderá ter para pessoas que moram na cidade.
Para ter uma certeza do produto orgânico, sempre vai ter uma fiscalização, onde caso ele esteja usando veneno ele poderá perder o seu certificado.
Vânia também destacou a importância de se consumir o alimento orgânico, como está tramitando este processo de todas escolas consumir só alimentos orgânicos na sua merenda nas escolas de Cascavel e como também aquele Município aumentou a área para passar veneno próximo de escolas e de casas para 300 metros, onde hoje a área no Estado é de 50 metros.
Aqui em Prudentópolis também se tentou um Projeto para que a merenda fosse totalmente orgânica nas escolas, onde este Projeto foi apresentado pela época pelo vereador Amilcar Pastuch, que foi rejeitado na Legislatura passada.
No primeiro momento os agricultores não estavam muito empolgados, mais com as aulas e na segunda etapas eles já estavam mais animados e tanto que foram eles mesmo que se organizaram para participar desta etapa.
Entrevista: 
Vânia
Fotos:




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.