terça-feira, 5 de julho de 2016

Golpistas criam sites falsos e lucram com o desespero de desempregados



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 


A situação de quem está desempregado chega a beirar o despesero, em alguns casos. Tem gente procurando emprego pela internet e caindo na lábia de golpistas, que criam sites falsos de empresas de recrutamento.
Usar o computador para buscar emprego pode ser uma armadilha. Uma ex-executiva de marketing do interior de SP, que preferiu não se identificar, quase caiu em um golpe. Ela busca uma recolocação profissional na mesma áerea em que trabalhou e, como as oportunidades em cidades do interior são mais restritas, ela se candidatou - pela internet - a uma vaga na capital. Ela conta que percebeu algumas pistas de que poderia ser uma cilada: "O site deles não tinha identificação, endereço e nem telefone comercial. A pessoa que falou comigo só assinava o primeiro nome. Então, foi isso que eu vi de diferente, logo no início".
Mesmo assim, desempregada há quase um ano, ela resolveu tentar. Passou até por algumas entrevistas pela internet. Mas parou quando cobraram dinheiro para que ela continuasse disputando a vaga: "Na segunda parte do processo, eu deveria pagar por um teste comportamental. E a conta que ele me indicou é no nome de uma terceira pessoa, uma conta de pessoa física, conta poupança. Aí, quando eu questionei sobre isso, ele disse que eu era, das 15 entrevistadas, a única que estava se negando a fazer o depósito e que ele iria desconsiderar a minha indicação".
A psicóloga Daniela Brandi, especialista em Recursos Humanos, explica que no caso de testes específicos, quem geralmente paga é a empresa. "Quem tem despesas financeiras são as empresas contratantes. Candidatos não tem despesas".
Para a psicóloga, apesar do susto ao perder o emprego, é preciso calma na hora de buscar um novo lugar no mercado de trabalho. "Normalmente quem cai em golpe é quem está desesperado à procura de algo. E toda vez que a gente entra na sintonia do desespero, a gente fica cego para algumas situações e surdo para outras".
Adriano Casian, especialisa em segurança na internet, alerta: "É importante não acreditar em qualquer site, ou seja, procurar se informar sobre a reputação do site, essa é a primeira coisa. Outra questão é olhar no site se o próprio site tem um sistema de reputação, ou seja: quantas pessoas ele já contratou, se já contratou, quanto tempo a empresa faz parte daquele site. E é muito importante o seguinte: quando a pessoa receber o e-mail, vê se o e-mail não vem de um lugar genérico, desses lugares onde todo mundo tem conta, né? Tem que vir da própria empresa contratante, com o nome da empresa depois do @. Não pode vir de um desses e-mails gratuitos, que tem muito na internet. Então, sempre procurar verificar a reputação de quem está fazendo essa oferta de vaga e se o e-mail está vindo realmente de quem diz ser".
A Polícia Civil disse que donos de sites assim podem ser presos, inclusive em flagrante, por estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.