By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 – Imagem: Divulgação
A iniciativa foi do empresário Edson Ribeiro, que possui um espaço terapêutico no local, após ver projetos parecidos na internet em cidades da Espanha e na Bahia.
Ribeiro conta que gastou R$ 250 para comprar a geladeira. Após isto, foi só puxar um cabo de força e colocar um calço de madeira para evitar que ela ficasse com a porta aberta. "O aparelho fica ligado 24 horas por dia para conservar os alimentos. É uma geladeira normal. A única diferença é que ela está na rua", conta.
Qualquer morador pode colaborar com o projeto. Basta abrir a geladeira em qualquer horário do dia e deixar os alimentos. Já quem precisa, como pessoas em situação de rua, pode pegar a comida de graça.
"Só abrir e pegar. Pedimos para não colocar coisas cruas como peixe e ovo. Somente alimentos que possam ser consumidos na hora como uma comida pronta, bolachas e iogurtes. Nada que ainda precise ser preparado. Bebidas alcoólicas também não são permitidas", diz o empresário.
As "regras de uso" estão explicadas em uma adesivo colocado na porta da geladeira. Entre elas, é pedido para que os alimentos sejam entregues com uma data de validade ou de preparo. Para controlar a qualidade, Ribeiro ainda conta com a ajuda da esposa e da irmã que monitoram diariamente o que é colocado na geladeira.
Além de incentivar a troca de alimentos, segundo o empresário, a iniciativa também evita o desperdício. “Eu achei bacana porque ela trabalha três coisas ao mesmo tempo. Primeiro porque você dá comida para quem está precisando, depois porque evita o desperdício daquela comida que iria para o lixo, e terceiro porque trabalha a solidariedade pensando no próximo."
Apesar do pouco tempo do projeto, a colaboração dos vizinhos tem surpreendido o empresário. "A gente percebeu que está funcionando. Achei que ia demorar um pouco mais, que iria precisar comprar alguma coisa no começo, mas o pessoal está sendo muito solidário". Ele, inclusive, já registrou cenas curiosas, como quando uma garrafa de café foi deixada em cima da geladeira. "Também encontramos vários potinhos com sopa e estrogonoffe", lembra.
Ribeiro diz que as pessoas ainda acham estranho a possibilidade de poder pegar comida de graça. "As pessoas estranham muito no começo porque não sabem se podem pegar ou não. Um homem que trabalha olhando carros à noite passou e disse que não tinha conseguido dinheiro durante o dia. Saber que tem gente que realmente precisa e está sendo beneficiado é o que vale."
A Geladeira Solidária está instalada na rua Professor Toledo, 1195, no bairro Trujilo. A rua fica atrás de um shopping na região central de Sorocaba.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.