domingo, 28 de abril de 2013

Valdir Rossoni é eleito novo presidente do PSDB do Paraná



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Chico Marés (Gazeta do Povo) Imagem: Divulgação


Com chapa única, o PSDB elegeu na tarde deste domingo (28) os integrantes do diretório estadual do partido. O presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni, foi eleito para a presidência da legenda. Seus principais adversários na disputa, o líder do governo na Assembleia, Ademar Traiano, e o deputado federal Alfredo Kaefer, ficaram com a secretaria-geral e com a 2ª vice presidência, respectivamente. O vice-presidente será o secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly. Atual presidente, o governador Beto Richa não terá nenhum cargo oficial na direção tucana.
Segundo Rossoni, o arranjo foi “altamente positivo” para quase todos os filiados do partido. Para ele, o partido sai mais unido da convenção. O presidente da Assembleia reafirmou, também, que não deve se candidatar à reeleição para deputado estadual – o que abriria espaço para seu principal adversário, Ademar Traiano, disputar a presidência da assembleia em 2015, caso seja reeleito.
Traiano também se disse satisfeito com o resultado da convenção. “Achamos melhor construir esse entendimento pela unidade do partido”, afirma. Ele disse que ainda é cedo para discutir uma eventual candidatura à presidência da assembleia, mas admitiu que almeja o cargo. Os dois tucanos já haviam se bicado no ano passado por causa do posto, quando Traiano tentou entrar na disputa pelo comando da Casa.
Senador
Outra disputa interna do PSDB parece próxima de ser apaziguada. Durante a convenção, Richa disse, com todas as letras, que a “vaga” para a disputa do Senado no ano que vem é, preferencialmente, do senador Álvaro Dias, cujo mandato se encerra no fim de 2014. O governador elogiou o senador, se referindo a ele como “o mais combativo parlamentar do Congresso”.
Dias foi a ausência mais notável na convenção. Com opiniões divergentes da atual direção do partido, o senador alegou ter outros compromissos fora de Curitiba. Mesmo assim, ele disse que preferia não comparecer ao evento de qualquer maneira para “dar um tempo para as divergências se acertarem”.
Mesmo admitindo essas “divergências recíprocas” com o governador e seus aliados, Dias se disse contente com as afirmações de Richa, e ressaltou que deve “marchar junto com o partido” nas eleições de 2014.
Esse posicionamento do governador pode ser uma ducha de água fria nas pretensões de Rossoni, que admite que deseja disputar a vaga para o Senado. Questionado, ele diz que não deve se colocar como “um empecilho” para a candidatura de Dias ou de qualquer aliado do PSDB e que aceita se candidatar a deputado federal.
Aécio
Durante a convenção, a direção do partido reafirmou seu apoio à candidatura de Aécio Neves à presidência da República. Em seu discurso, Richa frisou o apoio da legenda ao senador mineiro e já mencionou seu nome como o candidato oficial dos tucanos para 2014. “Eu tenho plena convicção das boas possibilidades concretas de, no ano que vem, comemorarmos a vitória do Aécio Neves”, disse. Para Rossoni, a candidatura de Aécio é a única opção viável para o PSDB nesse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.