quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Técnicos da Codapar apresentam projeto "Patrulha no Campo" aos prefeitos da região



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Radio Najua) Imagem: Divulgação

Carros sucateados, equipamentos e máquinas agrícolas com problemas de manutenção e excesso de chuvas são apenas alguns dos problemas que tem dificultado o processo de conservação das estradas rurais no início de 2013. Para auxiliar as prefeituras a mudar essa realidade, o governo do Estado está em fase final de execução do projeto “Patrulha no Campo”, que pretende minimizar impactos ambientais e reduzir gastos futuros para adequação das estradas
Nesta quarta-feira, 27, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), Silvestre Dimas Staniszewski, e o diretor de Desenvolvimento da Codapar, Jair Pedro Vendruscolo, apresentaram aos prefeitos e representantes dos 12 municípios que integram o Consórcio da região Centro-Sul as novidades do programa.
Durante sua explanação, o presidente da Codapar, repassou informações de como está sendo conduzido o trabalho de verificação in loco das malhas viárias dos municípios. Tino como é conhecido destaca que técnicos da Codapar, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e das secretarias de Agricultura e Obras dos municípios envolvidos já estão realizando visitas e determinando as prioridades de cada comunidade.
A partir disso, são elencadas as prioridades e elaborado projetos técnicos de onde deverá ter início o trabalho de adequação, melhoria ou cascalhamento da estrada. O presidente da Codapar enfatiza que o planejamento é necessário para agilizar o processo de manutenção das estradas rurais. Ele lembra que cada município terá um período determinado para utilizar as patrulhas, prazo que não será prorrogado. Por isso, Tino comenta que a Codapar tem repassado aos municípios que o projeto técnico é importante para evitar eventuais quebras de maquinários ou atraso no cronograma de obras.
“Não podemos perder tempo. Entregando a máquina o município tem que executar o trabalho”, comenta.
Divisão das patrulhas
Conforme a carta de intenções elaborada pelo Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Regional (Conder), formado por 12 municípios, sendo os dez que fazem parte da Amcespar, além de Ipiranga e Ivaí, foram formados três grupos para realizarem o revezamento das patrulhas.
A parceria definida entre os municípios atendeu critérios de logística, localização e dificuldades do transporte das patrulhas rurais. Com isso, os Consórcios foram divididos da seguinte forma:
Grupo 1: Irati, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares e Imbituva;
Grupo 2: Mallet, Rebouças, Rio Azul e Inácio Martins;
Grupo 3: Ipiranga, Guamiranga, Ivaí e Prudentópolis.

Cada grupo irá definir a sequência dos municípios e quais os trechos que serão trabalhados com ordem de prioridade. No grupo 1, por exemplo, Irati foi sorteado primeiro. Desta forma, todo o maquinário disponibilizado pelo Governo Estadual ficará no município durante o período de três meses.
Planejamento
Em entrevista a equipe da Najuá, o Presidente da Amcespar, Claudemir dos Santos Herthel, relatou que o processo de implantação do programa Patrulha no Campo encontra-se em uma fase de planejamento, onde os municípios devem repassar as principais informações referentes às atividades desenvolvidas, ou seja, área, produção e número de produtores envolvidos aos técnicos da Codapar.
Claudemir comenta que a reunião conduzida por Toni, teve o intuito de orientar os responsáveis pelo trabalho de conservação das estradas rurais para elaboração de metas e da dinâmica do projeto. “Precisamos ter um planejamento desde a retirada do material da mina. Devemos preparar antes, ter estoque e o equipamento deve estar à disposição, pois não adianta ter o material, mas não ter como colocar nas estradas”, avalia.
Na visão do presidente da Amcespar, o projeto do governo estadual vem de encontro com as necessidades dos municípios, que carecem de estradas rurais de boa qualidade e que ofereçam condições mínimas de trafegabilidade.
Equipamentos
Segundo Claudemir, o Consórcio da região Centro-Sul deve receber três patrulhas, 11 equipamentos agrícolas e alguns carros, que serão utilizados para o trabalho de logística dos técnicos da Codapar e secretários municipais, responsáveis pelo acompanhamento e andamento das obras.
Uma motoniveladora (patrola), uma pá-carregadeira, um trator esteira, uma escavadeira hidráulica, além de um rolo compactador e cinco caminhões caçamba, sendo um chamado de comboio, que terá o trabalho de realizar o transporte do maquinário, serão os equipamentos destinados para os municípios que pertencem ao Consórcio. Cada máquina ficará por um período de três meses nos municípios.
Projeto
O Patrulha do Campo será coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e executado pela Codapar. Já a Secretaria da Infraestrutura e Logística e, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) irão repassar os equipamentos e capacitar os operadores de máquinas.
A Codapar ainda terá a função de capacitar os operadores para executar a adequação e manutenção das estradas; elaborar projetos técnicos, disseminando esta prática junto aos municípios para que seja aplicada nos demais trechos a serem trabalhados; e terá a função de acompanhar junto aos consórcios a execução das obras.
“O excesso de chuvas está dificultando o escoamento da produção, o transporte dos alunos para as escolas e do produtor rural para a cidade. As prefeituras vão receber ajuda para que esses impactos sejam sensivelmente subtraídos com o trabalho das patrulhas”, comenta Tino.
A contrapartida das prefeituras será a destinação de pessoas para operar o maquinário, além da aquisição de combustíveis.

   

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