segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Assembleia aprova projeto de incentivo ao turismo religioso



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Nádia Fontana (ALEP) Imagem: Divulgação

Os deputados aprovaram na sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta segunda-feira (25) o projeto de lei nº 129/12, de autoria do deputado Antonio Anibelli Neto (PMDB), que dispõe sobre a instituição de diretrizes para o turismo religioso no estado do Paraná. Nesta reunião plenária passaram também outras cinco proposições, todas em redação final, e mais 40 indicações parlamentares.
Conforme Anibelli Neto, que é presidente da Comissão de Turismo do Legislativo estadual, o objetivo de sua proposta, aprovada em primeira discussão, é instituir diretrizes para o turismo religioso no estado, “que se caracteriza pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas”.
O parlamentar destaca que esse segmento é, ao lado do turismo cívico, do turismo étnico e do turismo místico e esotérico, um dos grandes nichos do turismo cultural no Brasil. “Anualmente, no país, são realizadas cerca de 8,1 milhões de viagens domésticas com finalidade religiosa. Além disso, o país recebe ao ano aproximadamente 25 mil turistas estrangeiros movidos pela fé”, informa.
Patrimônio
– O projeto de lei de Anibelli prevê que o Poder Público deverá atuar na consolidação da modalidade turística, tomando-a efetivamente como importante fator de desenvolvimento sustentável, de distribuição de renda, de geração de emprego e da conservação do patrimônio natural, cultural e turístico paranaense, priorizando investimentos em implantação de infraestrutura básica nas diferentes localidades turísticas.
Isto se daria, por exemplo, com a construção e com a mais adequada conservação de terminais rodoviários e aeroportos; a melhoria considerável do transporte intermunicipal interligando as localidades atrativas; a implantação de sinalização turística de caráter informativo e educativo; a preservação e restauração de santuários e monumentos; entre outras providências. As iniciativas de incentivo ao turismo religioso não excluem, naturalmente, a participação da iniciativa privada, que atuaria de forma integrada como agente complementar de financiamento em infraestrutura e demais serviços necessários.
Segundo Anibelli Neto, o projeto trará ainda mais crescimento para o estado, a partir dos investimentos nas regiões que promovem a atividade, especialmente no interior paranaense. “Como temos festividades, datas e feriados religiosos, marchas e diversos eventos com objetivos religiosos, precisamos também pensar em beneficiar a população local com geração de empregos e com investimentos nas cidades”, acrescenta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.