sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Deputados do PT do Paraná querem fazer Audiência Pública para baixar a tarifa da água



                                                                                            By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Blog Prof. Marcos Imagem: Divulgação

Por iniciativa do deputado Elton Welter (PT), foi realizada uma reunião envolvendo deputados estaduais e o presidente da Fiep Edson Campagnollo na última terça-feira (19), com o objetivo de discutir a possibilidade de redução das tarifas de água, tanto para residências, comércio quanto para a indústria, a exemplo do que foi feito recentemente com a Energia elétrica.
Para o presidente da Fiep a Assembleia Legislativa é o local correto para esse tipo de debate, pois envolvem os interesses privados. “Fiquei muito contente em receber este chamado. Há três semanas fizemos um levantamento que apontou o impacto da redução do custo da energia elétrica na cadeia produtiva que pode chegar a quase 25%. Se considerarmos os 32 % de desconto a partir de março, deveria ocorrer um impacto na conta de água de 6,6%. Nós reivindicamos que esse repasse fosse feito imediatamente, mas fomos pegos de surpresas ao tomar conhecimento que a Sanepar reivindica um reajuste de 10,6%” revelou.
Campagnollo informou que a Fiep pretende com os parlamentares zelar pelo interesse da Indústria e dos consumidores de todo o Paraná. “Nós queremos o bem da população do nosso estado, uma vez que a Sanepar é uma empresa de economia aberta, mas tem custo social. Buscamos uma solução junto com os deputados para que o governador que pode ou não sancionar reajustes, avalie essa questão e o bom senso prevaleça” disse o líder empresarial. 
Ampliar debate- Elton Welter ressaltou que outros temas também foram levantados na reunião como é o caso das tarifas de esgoto que são consideradas altas e a possibilidade de realização de um debate ampliado. “O que a Alep precisa fazer, é discutir com muita profundidade a importância que a água tem. Nesse encontro com a Fiep levantamos a questão do impacto da redução do custo da energia e que pode ser implantado também para a água que é fundamental para sua produção e que equivale a quase 7% no custo. Essa redução pode impactar na tarifa de água e esgoto que é cobrado na mesma tarifa. Desta forma podemos melhorar a competitividade industrial, comercial e também nas residências” avalia o parlamentar.
Debate - Em Audiência Pública a ser realizada em data a ser marcada, haverá a ampliação das discussões pelas comissões temáticas da Assembleia e pela sociedade, segundo Welter.
Para ele cada vez mais o consumidor precisa fazer o uso racional da água. “É prioritário preservar as nascentes para que a água chegue com qualidade ao consumidor final”. Outra questão preocupante segundo o deputado, “é utilizar parâmetros para o reajuste de tarifas com índices setoriais. O Estado tem usado índices que elevam o custo da água enquanto as tarifas federais usam índices sempre abaixo da inflação. Isso não é saudável para o pagamento tanto nas residências quanto na industria e comercio” avalia. 
Nível Brasil – Campagnollo revelou que a discussão iniciada no Paraná sobre a redução da tarifa da água será levada também a nível nacional. “Na próxima reunião da Confederação Nacional da Indústria (CNI), pretendo levar os estudos feitos aqui no Paraná com relação à Sanepar para que seja contemplado com outros estados da Federação, causando impacto dentro da produção. Temos que ter ganhos de produtividade e a CNI e Fiep buscam a redução de custos de água e esgotos” disse o presidente.
Domino – Entre os deputados foi levantada uma questão que pode estar trazendo prejuízos para os consumidores. Eles alegam que a presença da empresa francesa Domino na Sanepar pode estar causando reajustes nas tarifas. Os deputados explicaram que houve uma redução nas tarifas no governo de Jaime Lerner e nos últimos anos houve novos reajustes. Para Welter, “a lógica está sendo o lucro do parceiro privado e não a lógica do consumidor. Os lucros subiram nos últimos dois anos e meio de maneira assustadora para os acionistas privados, o que é prejudicial para o bolso do consumidor final. É preciso um equilíbrio nisso. Por isso é preciso à adoção de um índice menor para a correção de tarifas ao invés de um índice setorial que só atinge o interesse de quem quer ganhar dinheiro com a água e não para quem paga a conta” explicou o petista.
Na Audiência Pública serão convidados o Instituto das Águas, a Sanepar e a Sociedade Organizada para debater o uso racional da água e as formas de correção das tarifas.
O debate realizado na Assembleia Legislativa, contou também com as presenças dos deputados estaduais Cleiton Kielse, Luciana Rafagnin, Marla Tureck, Adelino Ribeiro, Péricles de Melo, Tadeu Veneri e o deputado federal Alfredo Kaeffer. 
Novos valores - As tarifas de água distribuída pela Sanepar foram reajustadas ontem (20) em 6,9% para as contas com vencimento em abril.
A tarifa mínima para 10.000 litros mensais passa de R$ 22,10 para R$ 23,62.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.