Só que trajeto não foi divulgado, fica a pergunta, Será que via Irati ou via Ipiranga?
By: INTERVALO DA
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O presidente da Empresa Brasileira de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, confirmou nesta segunda-feira (5) a disposição do governo federal de construir uma nova ferrovia para ligar Cascavel, no Oeste, até Paranaguá,
no litoral do estado. A obra é uma reivindicação antiga do setor
produtivo do estado e uma importante opção para o escoamento da produção
agrícola do Paraná para outros países, através do Porto de Paranaguá. A sinalização do comprometimento com a nova ferrovia foi dada por Figueiredo em entrevista à Gazeta do Povo, publicada nesta segunda. A confirmação da iniciativa aconteceu em reunião com o governador em exercício, Flavio Arns e o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. O encontro faz parte da programação do Fórum Permanente Futuro 10 Paraná.
“Hoje ficará marcado como o primeiro dia de trabalho para a construção
da ligação entre Cascavel e Paranaguá”, anunciou Figueiredo. Com essa decisão, fica descartado o projeto original do governo
federal, anunciado em 15 de agosto, de construir uma nova linha
ferroviária para ligar o Oeste do estado ao porto, passando por Santa
Catarina (a fim de desviar da Serra do Mar) e compondo um binário com a
atual ferrovia, que é explorada pela ALL. A EPL pretende iniciar o
Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do trecho
nos próximos quatro meses. “Não podemos perder tempo. Temos que ser
agressivos para eliminar o déficit logístico que temos há décadas”,
explicou Figueiredo. Há dois fatores que precisam ser melhor discutidos e que podem
alterar o projeto inicial formulado pelo Instituto de Engenharia do
Paraná (IEP) e abraçado pela EPL: o impacto ambiental da obra, já que
corta um trecho de mata virgem na Serra do Mar, e a atuação da Ferroeste
no trecho já existente, entre Cascavel e Guarapuava.
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