quarta-feira, 11 de maio de 2011

Barcelona é campeão Espanhol por antecipação


O Barcelona precisou apenas de um empate nesta quarta-feira, em Valência, para levantar o tri do Campeonato Espanhol com duas rodadas de antecedência. O time catalão ficou no 1 a 1 com o Levante, fora de casa, e levantou o 21º título nacional de sua história (o arquirrival Real Madrid tem dez a mais). Os gols da partida foram marcados por Keita, para os visitantes, e Caicedo. A partir de agora, o foco de Messi, Xavi, Iniesta & cia é a final da Liga dos Campeões, no dia 28, contra o Manchester United, em Wembley, na Inglaterra.
Diferentemente de toda a temporada, o Barcelona, que chegou a 92 pontos e não pode ser mais alcançado pelo time merengue (segundo colocado, com 86), brilhou pouco no jogo que garantiu mais uma taça. Pode-se dizer que a equipe comandada por Pep Guardiola jogou para o gasto. Lionel Messi, por exemplo, artilheiro do time no Campeonato Espanhol, com 31 gols, só acordou no segundo tempo com belas jogadas e uma bola na trave.
Se ainda tem dez conquistas a menos que o Real, pelo menos na temporada 2010-2011 o Barça leva vantagem sobre o rival. Os últimos meses ficaram marcados pela disputa entre as equipes, principalmente pelos treinadores Guardiola e José Mourinho às vésperas dos confrontos pela Liga dos Campeões e pela Copa do Rei, conquistada pelos merengues após triunfo por 1 a 0. No Campeonato Espanhol, o time catalão venceu o clássico do primeiro turno, no Camp Nou, por 5 a 0. Na volta, no Santiago Bernabéu, empate por 1 a 1. E, na Champions, eliminou o Real garantindo uma vaga na decisão.
Na tabela de artilheiros, Cristiano Ronaldo leva vantagem sobre Lionel Messi. Enquanto CR7 tem 36 gols e está em busca do recorde de Hugo Sánchez, que marcou 38 vezes em 1990, defendendo o mesmo Real Madrid, o hermano permanceu com 31. No entanto, contando todas as competições da temporada, o argentino tem 52 tentos contra 49 do português.
Primeiro tempo morno e de pouca ação do Barça
No primeiro tempo, o Barcelona jogou visivelmente para o gasto. Sem Iniesta, poupado, Pep Guardiola optou pela entrada de Affelay no meio-campo. Com o título praticamente garantido, o time esperou mais os rivais do que partiu para o ataque para tentar sacramentar a conquista. As primeiras chances de perigo foram dos donos da casa.
Aos 17, Caicedo fez boa jogada pela lateral do campo e cruzou para Nadal. O espanhol chutou de primeira e a bola passou rente ao gol de Valdés. No lance seguinte, aos 20, Xavi Torres aproveitou bobeada da zaga do Barcelona e ficou de frente para o gol de Valdés. A finalização saiu errada e passou perto do gol do time catalão.
Na primeira do Barça, bola na rede. Aos 27, Xavi fez um lindo lançamento para Keita. O malinês subiu mais do que o defensor rival e testou para abrir o marcador. O resultado era mais do que suficiente para o título. Com o tento, a equipe voltou a tocar a bola, sem arriscar muito. E foi aí que o Levante chegou ao empate.
Aos 40, Piqué falhou feio na hora de cortar o lançamento e se enrolou com o goleiro Valdés. Caicedo levou a melhor, aproveitou a bobeada para roubar a bola e tocar para o fundo da rede. Tudo igual no Cidade de Valência.
Messi quase marca, Barça fica no empate e garante o título
Na etapa final, o Barcelona voltou mais disposto a matar a partida. E para a alegria dos torcedores que compareceram ao estádio, Lionel Messi deu o ar de graça em dois lances mágicos. No primeiro, aos 12, o argentino passou por três defensores e ficou de frente para o goleiro Munúa. O hermano deslocou o arqueiro, mas acertou a trave.
No lance seguinte, aos 27, Messi recebeu pelo lado direito, passou por dois adversários, avançou para o meio e chutou prensado. A bola passou rente à trave de Munúa. Quase o segundo gol do Barcelona.
Após o apito final, festa do time catalão, que viajou a Valência com todos os atletas do elenco e toda a comissão técnica. Tudo sob o olhar atento de Martin Ferguson, irmão de Alex Ferguson, técnico do Manchester United, adversário do Barcelona na final da Liga do Campeões. Após a segunda conquista na temporada (Supercopa e Campeonato Espanhol), a luta agora é pela Champions.
Almeria é o primeiro rebaixado no Campeonato Espanhol
Com o empate por 0 a 0 com o Villarreal, em casa, o Almeria se tornou a primeira equipe rebaixada à Série B do Campeonato Espanhol. A equipe ainda tinha esperanças de lutas nas últimas rodadas, mas acabou sucumbindo. O time conta com os seguintes brasileiros: o goleiro Diego Alves, ex-Atlético-MG, e o zagueiro Michel, ex-São Caetano.
Confira a 36ª rodada completa:
*Horários de Brasília
Terça-feira
Deportivo La Coruña 2 x 1 Athletic Bilbao
Málaga 2 x 0 Sporting Gijón
Racing Santander 2 x 1 Atlético de Madri
Real Madrid 4 x 0 Getafe
Quarta-feira
Almería 0 x 0 Villarreal
Levante 1 x 1 Barcelona
Real Sociedad 2 x 1 Zaragoza
Espanyol 2 x 2 Valencia
Hércules 2 x 2 Mallorca
Osasuña x Sevilla
Texto: GloboEsporte – foto: GloboEsporte
Programa Intervalo no Esporte (18:00 as 19:00 hrs) – Radio Cidade – www.cidade104fm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.