quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

VERDADE OU MENTIRA? A professora que salvou crianças em creche foi declarada Heroína Nacional por Bolsonaro?


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: E-FARSAS Imagem: Divulgação

É verdade que Helley de Abreu Silva Batista foi condecorada heroína nacional por Bolsonaro por ter salvado vários alunos de sua creche que foi incendiada por um ex funcionário?
A notícia surgiu em diversos sites e blogs na segunda semana de janeiro de 2019 e afirma que o presidente Jair Bolsonaro teria se encontrado com seus ministros e assinado uma declaração oficial condecorando a professora Heley, morta em 2017, como heroína nacional.
Bolsonaro teria elogiado a conduta da professora que deu sua própria vida para salvar as crianças de sua creche.
Heley de Abreu Silva Batista morreu ao salvar 25 crianças em uma fatalidade conhecida como a Tragédia de Janaúba, em outubro de 2017, na creche Gente Inocente em Janaúba, Minas Gerais, quando o vigilante Damião Soares dos Santos ateou fogo em si mesmo, e em várias crianças numa sala de aula. 
Continua depois da publicidade
A pedagoga protegeu as crianças com auxílio de outras duas funcionárias abraçando-se ao criminoso para impedir que continuasse o ataque, e ajudando a retirar as crianças feridas.
Verdade ou mentira?
Uma busca no site do Planalto a respeito do nome da pedagoga morta em 2017 e não tivemos nenhum resultado. É bom ressaltar que procuramos com as duas grafias (Heley e Helley), mas mesmo assim não achamos nada.
Nas buscas nos principais jornais do país, encontramos notícias referentes a uma homenagem feita pelo presidente da república à Helley de Abreu Silva Batista, mas o ato ocorreu em março de 2018 e o presidente na época era o Michel Temer.
O presidente Michel Temer entregou ao viúvo e ao irmão de Helley a Ordem do Mérito Educativo e foi chamada de heroína. Na mesma solenidade, outras 108 pessoas também receberam medalhas da Ordem Nacional do Mérito Educativo. Dentre elas, o então ministro da Educação, Mendonça Filho além de outros ministros, senadores, deputados e professores universitários.
Também não há nenhuma menção da suposta homenagem de Bolsonaro à Helley no Wikipedia e tampouco no perfil oficial do presidente Bolsonaro no Twitter.
Continua depois da publicidade
Origem
Todos os sites e blogs que publicaram sobre o assunto citam como fonte o site O Congresso, que – como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas – é especializado em criar e espalhar notícias falsas.
Para quem não se lembra, esse é o mesmo site que inventou, dentre outras, as fake news que já desmentimos como essas.
O site O Congresso, por sua vez, não cita nenhum site ou documento que comprove essa história!
Conclusão
A notícia afirmando que o presidente Bolsonaro condecorou como Heroína Nacional a pedagoga que morreu para salvar várias crianças em uma creche é falsa!


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.