domingo, 2 de setembro de 2012

PARAOLÍMPIADA 2012 - Domingo de ouro para Brasil



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Uol Esporte  Imagem: Uol Esporte

Brasileiro pede a noiva em casamento após ouro e é o destaque do dia em Londres
Yohansson Nascimento chamou a atenção do Estádio Olímpico de Londres neste domingo. Primeiro, por conquistar a medalha de ouro nos 200 m da classe T46 com direito a recorde mundial. Mas ele queria mais. Pouco depois de cruzar a linha de chegada, arrancou o número de inscrição de sua camiseta e virou. No pedaço de papel, um recado. Ou melhor, um pedido. "Thalita, quer casar comigo?". Foi dessa forma que o velocista, agora campeão paraolímpico, pediu a noiva em casamento. A resposta, depois de tanta repercussão, foi um 'sim'. Pelos feitos, Yohansson tornou-se o destaque do quarto dia de competições em Londres. Neste domingo, o Brasil conquistou mais quatro medalhas, sendo três de ouro e uma de prata, todas no atletismo. A natação, outra grande 'fonte' de medalhas para o país, passou em branco pela primeira vez em Londres.  Outro que se destacou foi Alan Fonteles. Depois de um início ruim nos 200 m rasos T44, ele 'voou', fez uma corrida perfeita de recuperação e conseguiu faturar a medalha de ouro, superando ninguém menos que o astro Oscar Pistorius. Os dois eram apontados como os principais favoritos à medalha, mas o sul-africano levava vantagem na busca pelo ouro. No fim, deu Alan. Deu Brasil. Confira abaixo os destaques brazucas na competição neste domingo.


 Alan Fonteles supera Oscar Pistorius e conquista o ouro nos 200 m rasos na classe T44

O brasileiro Alan Fonteles conquistou neste domingo a medalha de ouro nos 200 m rasos na classe T44 dos Jogos Paraolímpicos. Ele completou a prova em 21s45 e deixou para trás ninguém menos que o sul-africano Oscar Pistorius, uma lenda do atletismo.  Para chegar ao lugar mais alto do pódio, Alan mais uma vez teve de fazer uma corrida de recuperação. Ele não conseguiu fazer uma boa largada e começou a se recuperar depois dos 100 m, quando ainda ocupava o terceiro lugar. Ele ultrapassou Arnu Fourie (AFS), que vinha em segundo, e seguiu em disparada na perseguição a Pistorius.  Apenas nos metros finais o brasileiro, enfim, deixou o sul-africano para trás, e assim que cruzou a linha de chegada comemorou a medalha de ouro. Pistorius, em segundo, completou em 21s52. O terceiro lugar foi o americano Blake Leeper.

Em pódio 'quase' brasileiro, Terezinha Guilhermina confirma favoritismo e é bi nos 200 m T11
A brasileira Terezinha Guilhermina entrou na final dos 200 m T11 nos Jogos Paraolímpicos com amplo favoritismo e não decepcionou. Um dia depois de quebrar o recorde paraolímpico da prova, a mineira voltou a superar a própria marca, repetiu o ouro de Pequim-08 e selou um pódio todo brasileiro em Londres. Terezinha terá a companhia de Jerusa Santos, que ficou a prata ao correr em 26s32. Jhulia Santos, que havia herdado a medalha de bronze após desclassificação da chinesa Juntingxian Jia, perdeu a medalha após a organização voltar atrás e validar o bronze da asiática.
Com seu guia Guilherme Soares de Santana, Terezinha havia marcado os melhores tempos nas eliminatórias e na semifinal, sendo a única a correr abaixo dos 26s. Na final, a recordista mundial fez 24s82 e superou o próprio recorde paraolímpico em 7 centésimos. Inicialmente, a chinesa havia ficado na terceira posição, um centésimo atrás de Jerusa. Porém, nos metros finais da disputa, seu guia a soltou – o que é permitido – mas os árbitros consideraram que ele deu um empurrão em sua atleta e a desclassificaram. Com isso, Jhulia, que fez seu recorde pessoal com 26s65, ficou com o bronze. Terezinha nasceu com retinose pigmentar, doença congênita que provoca a perda gradual da visão. Nas Paraolimpíadas de Pequim, a atleta havia conquistado um ouro – justamente nos 200 m –, uma prata e um bronze, além de ter um bronze de Atenas-04. Nos Jogos Parapan-americanos de Guadalajara, em 2011, dominou os 100 m, 200 m e 400 m, com três ouros.

Terceiro dia em Londres tem dois ouros para o Brasil; judoca de 41 anos leva sua 5ª medalha
Assim como nos dois primeiros dias dos Jogos Paraolímpicos de Londres, a natação seguiu como carro-chefe do Brasil. Neste sábado, Daniel Dias e André Brasil, dois dos principais nomes do país na competição, voltaram a subir no lugar mais alto do pódio ao vencerem os 100 m borboleta e os 200 m livre, respectivamente, em suas classes. Um outro grande destaque brasileiro no dia, porém, pode ter feito sua última participação em Paraolimpíadas. Se o adeus de fato se confirmar, foi em grande estilo.   Em sua quinta participação em Jogos, o judoca Antonio Tenório, dono de quatro ouros até então, ficou fora da final pela primeira vez. Não se abateu, foi à disputa do bronze e com um ippon garantiu mais uma medalha para o Brasil.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.