sábado, 22 de março de 2025

Clones de Araucária de 700 anos que caiu em vendaval são plantadas no Paraná; entenda processo

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação
Após a conclusão da clonagem da araucária de 700 anos que tombou durante um temporal no Paraná, as mudas da espécie foram plantadas na mesma propriedade rural onde a árvore existia, em Cruz Machado, na região sul do estado. Ela tombou em outubro de 2023 depois que ventos fortes atingiram a cidade. 
A árvore tinha 42 metros de altura, o equivalente a um prédio de 14 andares, além de seis metros de diâmetro. Ela era considerada a maior e mais antiga do estado, segundo o Conselho Setorial da Indústria de Base Florestal e o Conselho Temático do Meio Ambiente.  
Continua depois da publicidade
Além de plantar as mudas na propriedade rural, os clones também foram plantados em um colégio agrícola da região.
Conforme os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que realizaram a clonagem, o processo utilizou uma técnica chamada enxertia, que é a união de fragmentos da planta original a uma muda jovem.
Foram produzidas quatro mudas de tronco, que preservaram o DNA da árvore original. Entenda abaixo.
Por serem originárias de tecidos adultos, as mudas clonadas irão gerar árvores menores, entretanto vão produzir pinhão mais cedo do que uma árvore convencional.
Segundo o pesquisador Ivar Wendling, as mudas são delicadas e requerem cuidados especiais nos primeiros anos de desenvolvimento, incluindo irrigação e controle de competidores naturais. 
Como foi o processo de clonagem da maior araucária do Paraná
Logo que araucária caiu, foram coletados brotos que foram enxertados em mudas para garantir que o novo indivíduo tivesse o mesmo material genético da planta original, conforme a Embrapa.
O processo garante a regeneração da árvore a partir das próprias células dela, o que mantém características como resistência e produtividade. 
Continua depois da publicidade
Após a enxertia, as mudas passam por um período de crescimento antes do plantio definitivo em campo.
Em caso de árvores antigas, que têm um sistema hormonal diferente do de plantas jovens, o crescimento dos enxertos podem ser comprometidas e reduzir o sucesso da clonagem.
No caso desta araucária, com mais de 700 anos, foram realizados experimentos para identificar as condições ideais de cultivo das mudas clonadas. 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.