sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Você ronca? Barulho é caso de saúde, e pode afetar mais coisas além da qualidade do sono

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BANDA B Imagem: Divulgação
O ronco é o barulho produzido quando os músculos da garganta relaxam e vibram com a passagem do ar durante o sono. Ele pode ser alto ou baixo, agudo ou grave, ter interrupções ou ser contínuo. Em certos casos, ele pode ser compartilhado em sinfonia entre o casal durante a noite.
Além de ser um problema de saúde, o ruído também leva a problemas de relacionamento, uma vez que é capaz de acordar quem dorme ao lado.
Pela manhã, os comentários e brincadeiras entre o casal podem ser levados na esportiva, assim como não serem bem aceitos, o que gera discussão e com o tempo pode levar ao divórcio.
Continua depois da publicidade
Mesmo que o primeiro a perceber seja o cônjuge que divide a cama na hora de dormir, o diagnóstico só vem por meio de um exame de polissonografia, que irá determinar a gravidade dos sintomas e encaminhar para o tratamento adequado, evitando assim as discussões e incômodos futuros.
Quem ronca mais: o homem ou a mulher?
A doutora Eliete Ferreira Toscano explica que essa é uma questão bastante discutida entre ambos os sexos, mas que, por questões anatômicas, os homens têm maior aptidão para desenvolver o ronco.
O que causa o ronco?
A fonoaudióloga diz que apesar de comum, o ruído deve ser investigado. Em casos mais sérios, o ronco pode levar a apneia do sono – obstrução das vias aéreas durante o sono – sendo necessário o tratamento para melhora da qualidade de vida do paciente.
Dentre os fatores que levam ao ronco, podem ser destacados a obesidade ou sobrepeso, desvio de septo e a própria apneia do sono.
Cuidados com o ronco
Segundo Eliete “é comum roncar, porém não é normal”. 
Continua depois da publicidade
O barulho indica que algo não está legal, e quando confirmado o diagnóstico – não necessariamente acompanhado da apneia do sono – a fonoaudiologia entra em ação com alguns exercícios que ajudam a fortalecer a musculatura da faringe, aliviando os sintomas.
Em casos mais graves pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, em outros casos – quando acompanhado da apneia – o uso de uma placa de avanço mandibular ou de um aparelho que irá auxiliar na respiração durante o sono são o caminho para uma noite menos barulhenta.
Eliete conclui reforçando a ideia de que o ronco indica outros problemas de saúde, assim como ele também pode levar a problemas conjugais.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.