sábado, 2 de julho de 2022

Ponte de Guaratuba deve ter parte estaiada e 1,2 km de extensão, segundo edital

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação
A ponte que deve ligar os municípios de Guaratuba e Matinhos, no litoral do Paraná, terá 1.244 metros de extensão e um trecho de estrutura estaiada, conforme o edital de construção, lançado pelo governo do estado, nesta sexta-feira (1º).
O edital publicado em Diário Oficial. Segundo o governo, a empresa que vencer a licitação fará o projeto executivo e detalhado da nova ponte, em cima do traçado escolhido pelo executivo estadual, e em seguida começar a obra.
Pelo texto oficial, as empresas têm até o dia 28 de setembro para apresentar as propostas, quando os envelopes serão abertos. 
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O traçado escolhido para a ponte é próximo da área onde, atualmente, é feita a travessia por ferry-boat, única alternativa de ligação direta entre os dois municípios. 
O edital da ponte prevê pista dupla nos dois sentidos da estrutura, ciclovia e calçada para pedestres. Uma parte com 320 metros será estaiada para permitir navegação na baía.
Pelo projeto, haverá ainda um retorno por baixo da ponte para facilitar o acesso à estrada de Cabaraquara. A chegada em Guaratuba será feita pela praia de Caieiras, e a obra terá ainda um acesso ao Centro da cidade.
O governo não divulgou o valor, para que as empresas analisem o edital em detalhes. A expectativa é que a empreiteira vencedora conclua o projeto em seis meses, e em seguida já comece a obra.
Longa espera
O edital é considerado um importante passo para a construção de uma ponte que é esperada há mais de 30 anos. Desde 1989, o projeto é citado por diversos governos, já fez inclusive parte da constituição do estado, mas nunca saiu do papel.
O último adiamento da obra aconteceu em 2020, por questões ambientais.
A Justiça, a pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR), suspendeu o edital com todas a etapas da obra - desde estudo de impacto ambiental até projeto executivo - que permite a contratação da empresa para começar as obras. 
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A alegação era ameaça às leis ambientais é possível desperdício de dinheiro publico. O estado lançou um novo edital para as primeiras fases, o que, segundo o governo, atrasou o processo em pelo menos um ano.
O contrato foi assinado em julho de 2021, mas o estudo de impacto ambiental só deve ficar pronto em setembro deste ano, pois é preciso analisar as questões do meio ambiente ao longo de todas as estações do ano. 
Antes disso, em março, governo e MP-PR anunciaram que assinaram um protocolo de intenções para proibir caminhões e veículos pesados na futura ponte.
A ligação, por terra , entre Guaratuba e Matinhos pode por fim ao transtorno dos motoristas que precisam cruzar a baía: as horas de espera na fila do ferry-boat. 

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