terça-feira, 13 de abril de 2021

Municípios denunciados por fura-fila da vacina tem até esta terça para se explicar

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RIC MAIS Imagem: Divulgação
Pelo menos 18 municípios do Paraná são investigados por denúncia de furar a fila da vacina contra a Covid-19. Todos foram notificados, para que prestem explicações para o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) até esta terça-feira (13). Porém até a noite desta segunda, nenhum tinha apresentado qualquer argumentação sobre as denúncias.
Uma das promotorias do Ministério Público do Paraná (MPPR) pediu ao TCE para acompanhar as investigações. Até o momento, conforme o coordenador de fiscalização do TCE, Rafael Ayres, há denúncias de pelo menos um prefeito, três ex-veradores e dezenas de veradores que furaram a fila da vacina. São políticos que alegaram que eram desde motoristas de ambulância, até médicos, porém sem comprovarem a devida função ou formação acadêmica.
Continua depois da publicidade
Um deles é o ex-prefeito de Paiçandu, Tarcísio Marques, que afirmou à equipe da RIC Record TV que é profissional da saúde privada há mais de 30 anos em atividade. “Entraram em contato comigo e fui lá tomar a vacina. Não há irregularidade”, disse ele, que não explicou, nem comprovou qual é sua formação e a atividade que exerce.
Multivacinados
O TCE cruzou as informações que tinha com dados da Controladoria Geral da União (CGU) para “contabilizar” as irregularidades e constatou diversos casos de “multivacinados“, ou seja, pessoas que, na teoria, tomaram diversas doses da vacina. Foram 498 doses, aplicadas em somente 165 CPFs.
A investigação apurou que 70% dos casos se concentram em quatro municípios, todos de pequeno porte. “Não se verifica ocorrências nas grandes cidades. As práticas mais frequentes foram em municípios menores, provável por terem a sensação de impunidade e isolamento“, analisa Ayres.
A investigação está sendo feita em sigilo. Mas o conselheiro não descarta uma investigação in loco nestas cidades. 
Continua depois da publicidade
O prazo para que os denunciados se expliquem termina nesta terça-feira (13) e, caso as respostas não sejam satisfatórias, diz Ayres, o TCE vai instaurar um processo próprio para avaliar as responsabilidades.
Ao final do procedimento do TCE, isso pode resultar no julgamento da irregularidade das contas destas prefeituras que, conforme avaliação da Justiça Eleitoral, pode levar políticos a ficarem inelegíveis na próxima legislatura.
O telefone para denúncias de casos de fura-filas da vacina da Covid é o 0800 645 0645.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.