quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Da nossa região estão Prudentópolis, Irati e Guarapuava como ações de combate ao coronavírus pelo TCE/PR

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: TCE/PR Imagem: Divulgação
 
Da nossa região estão Prudentópolis, Irati e Guarapuava como ações de combate ao coronavírus pelo TCE/PR. 
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná publicou o Relatório Geral de Fiscalização nº 83/2020, elaborado por sua Coordenadoria de Auditorias (CAUD). O documento, que pode ser acessado no hotsite Info TCE-PR: Coronavírus, resulta de um levantamento realizado pela Corte junto às prefeituras das 36 maiores cidades paranaenses entre abril e setembro deste ano. 
Continua depois da publicidade

O objetivo do estudo foi verificar o grau de esforço das administrações municipais em implantar ações para enfrentar as crises advindas da pandemia da Covid-19 nas áreas da saúde, da assistência social e do desenvolvimento econômico voltado à geração de emprego e renda. De um modo geral, as iniciativas adotadas foram avaliadas positivamente.
Conforme o relatório, os municípios, em regra, possuem ferramentas para prevenir a disseminação da doença e manter a população informada por meio da publicação de boletins epidemiológicos. Também foi possível constatar que as prefeituras se preocupam em adquirir equipamentos de proteção para seus profissionais de saúde.
Em relação às ações voltadas à atenuação da crise social, verificou-se que os municípios implementaram medidas suficientes para atender à maior parte das questões propostas pela CAUD. No entanto, foi identificado que 39% das prefeituras avaliadas não apresentaram atos específicos a respeito do mapeamento da população não inserida no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), o que seria necessário para agilizar o acesso a benefícios como o auxílio emergencial previsto na Lei nº 13.982/2020.
Boas práticas
Ainda de acordo com o relatório, ficaram evidentes as dificuldades financeiras dos municípios para criar programas de complementação de renda destinados a trabalhadores afetados pela interrupção ou diminuição de atividades econômicas atingidas pelas medidas de distanciamento social. No entanto, algumas prefeituras mostraram ser possível socorrer os setores mais afetados pela pandemia, por meio de parcerias com entidades empresariais como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e associações comerciais locais.
Continua depois da publicidade
 
Outras boas práticas também foram identificas pelo estudo, como, por exemplo: aplicação junto à população de questionários para mapear e diagnosticar os efeitos da Covid-19; contratação de hotéis e pousadas para abrigar a população em situação de rua; adaptação para funcionamento a distância dos serviços de atendimento psicológico; monitoramento e divulgação de alertas a respeito de notícias falsas sobre a pandemia; parceria com instituições de ensino superior para utilização de serviços prestados por estudantes de Medicina; e entrega de cestas básicas aos alunos carentes durante o período de suspensão das aulas, para substituir a merenda escolar.
Os municípios avaliados no levantamento foram: Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Cianorte, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ibiporã, Irati, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rolândia, São José dos Pinhais, Sarandi, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.