terça-feira, 10 de março de 2020

Alta no dólar deixa pão francês até 10% mais caro no Paraná, diz sindicato


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Alceu Nievola/RPC

A alta no dólar deixou o pão francês até 10% mais caro nas padarias do Paraná em 2020, de acordo com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná (Sipcep).
Desde o início do ano, a cotação do dólar em relação ao real aumentou 18%. Como maior parte do trigo usada para as farinhas de panificação no Brasil é importada, a alta na moeda impacta no preço dos derivados do produto no país. 
Continua depois da publicidade
"A produção envolve muitos produtos importados, entre ele o trigo, então não temos como fugir do dólar", afirmou o presidente do Sipcep, Vilson Borgmann.
No mesmo período, o preço da saca de trigo comercializada no estado aumentou 15% no estado, de acordo com Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Além do aumento no preço do pão, sindicato afirma que os demais produtos de panificação aumentaram pelo menos 5% no período.
Safra
Além do aumento do dólar, os estoques internos de trigo estão baixos, o que aumenta o preço do produto.
"A China aumentou o consumo de pão, então a tendência é que comece a faltar trigo no mercado internacional. Além disso, há duas safras tem quebra na produção nacional", disse Borgmann
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.