quinta-feira, 19 de março de 2015

Família se revolta após hospital desligar aparelhos de idosa com morte cerebral



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: R7 Imagem: Divulgação

Uma família está revoltada com o desligamento dos aparelhos que matinha Maria Dionízia Bispo dos Santos, 60 anos, viva e contesta o laudo médico do HGE (Hospital Geral do Estado), na capital baiana. A aposentada foi internada na unidade médica com AVC (Acidente Vascular Cerebral). Uma semana depois, o coordenador do hospital decidiu desligar os aparelhos da paciente alegando morte cerebral.
A notícia do desligamento dos aparelhos causou revolta na funcionária pública, que é amiga da família. Ela disse que conversou com o coordenador médico e ele afirmou que a aposentada apresentava morte cerebral, mas segundo a amiga contesta o laudo
- Eu refutei e refuto. Ela apresenta sinais vitais nítidos, inequívocos.
A neta da aposentada afirmou que a avó não estava morta e que ela estava ouvindo.
Já Manuela Brandão, nora da paciente, conta que pediu para a equipe esperar o marido da mulher e os filhos chegarem
— Ele disse que não, que tinha que desligar os aparelhos.
A Sesab (Secretaria de Saúde do estado da Bahia) confirmou a morte cerebral da paciente e afirmou que mesmo havendo base jurídica do Conselho  Federal de Medicina, que afirma ser legal a suspensão dos procedimentos terapêuticos  quando determinada a morte cerebral, os profissionais de saúde da unidade, após comunicar o fato a família, buscam um entendimento para suspender os meios artificiais de sustentação das funções vegetativas, que são os aparelhos que mantém os outros órgãos da paciente funcionando.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.