quarta-feira, 3 de julho de 2013

Comissão do Senado aprova fim do voto secreto



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Laryssa Borges (Revista Veja) Imagem: Arthur Monteiro (Senado)


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acaba com o voto secreto em votações no Congresso. A emenda, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), determina o fim do sigilo para qualquer votação, incluindo indicações de autoridades e chefes de missões diplomáticas, exoneração do procurador-geral da República e a apreciação de vetos do presidente da República. O texto seguirá agora para análise do plenário.
O senador Sérgio Souza (PMDB-PR), relator da PEC na comissão, informou que pedirá também a abolição do voto secreto para a eleição da Mesa Diretora da Casa. "Ao tornar todas as deliberações do Congresso Nacional abertas e públicas, [o projeto] revela a necessária transparência e publicidade que deve reger a vida pública e o funcionamento das instituições do Estado, e contribui para a vigilância cidadã pela sociedade", disse Souza.
Apesar de ser uma atribuição exclusiva do Legislativo, o fim do voto secreto é um dos temas que, por sugestão da presidente Dilma Rousseff, poderia integrar um futuro plebiscito da reforma política.
Na semana passada, a CCJ da Câmara também havia aprovado uma emenda pelo voto aberto para casos de cassação de mandato de deputados.




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.