domingo, 30 de dezembro de 2012

Temporal alaga o litoral do Paraná



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Amanda Audi (Gazeta do Povo) Imagem: Walter Alves (Gazeta do Povo)


Por causa da chuva da noite deste sábado (29), ruas de Matinhos e Antonina, no litoral do Paraná, ficaram alagadas. Em alguns lugares, o nível da água chegou a 1 m. Carros ficaram embaixo d’água e pessoas tiveram que deixar suas casas nas duas cidades. Os pontos de alagamento em Matinhos se concentraram na região do bairro Tabuleiro, próximo ao supermercado Supermar, em Caiobá. Também houve ocorrências de ruas alagadas perto da Av. Atlântica. Em Antonina, três bairros foram afetados: Jardim Maria Luiza, Ponta da Pita e Saivá. Cerca de oitenta casas de Antonina tiveram que ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros. No município, 400 pessoas ficaram desalojadas e tiveram que procurar ajuda de parentes ou amigos para passar a noite.
Em Matinhos, 14 pessoas ficaram desabrigadas e dormiram no prédio da Guarda Municipal. Outras 16 ficaram desalojadas. No local, dez casas foram atendidas pelos bombeiros. A chuva, que foi fraca durante a manhã e a tarde no sábado, aumentou no começo da noite, o que provocou os alagamentos. O Corpo de Bombeiros informou que, por volta das 14h15 deste domingo, todas as pessoas prejudicadas pela chuva já haviam retornado às suas casas. Segundo os bombeiros, a situação está controlada. A previsão do Simepar, no entanto, é de mais pancadas de chuva e trovoadas para este domingo (30) e para os próximos dias.
Segundo o Tenente Ezequiel Siqueira, do Corpo de Bombeiros de Matinhos, os danos materiais devem ser pequenos e não há feridos em nenhuma das cidades atingidas. Ainda de acordo com ele, os moradores de Antonina criaram uma rotina para esse tipo de situação, por conta das enchentes sofridas pelo município em 2011, e providenciaram espaços para as famílias desalojadas passarem a noite com rapidez. Já em Matinhos, os desabrigados tiveram que passar a noite na Guarda Municipal por serem veranistas e não terem parentes ou conhecidos na cidade. Os outros municípios do Litoral não tiveram situações tão complicadas quanto em Antonina e Matinhos.
Alerta
O Corpo de Bombeiros vai ficar em alerta nos próximos dias, já que a previsão é de mais chuva nas cidades do Litoral, de acordo com o Simepar. A Defesa Civil também deve ficar em alerta para novas ocorrências. Os bombeiros continuam visitando as residências afetadas para verificar se ainda há situações de risco. A Mineropar foi acionada para fazer uma avaliação do terreno da região atingida de Antonina, de forma a evitar deslizamentos ou novos incidentes.
A recomendação é que as pessoas que estão nessas regiões fiquem atentas às chuvas muito fortes e alterações no terreno – como rachaduras ou vertentes de água. Moradores de casas próximas a encostas de morro devem redobrar a atenção com possíveis deslizamentos. Em caso de necessidade, os bombeiros devem ser acionados pelo telefone 193.
Depoimento
Amanda Godoi relata a inundação da Rua Jaguariaíva, perto da sorveteria D’Vicz, em Caiobá, na noite do sábado: “Meu carro estava estacionado na rua, o porteiro do prédio avisou da enchente e eu consegui tirar ele de lá à tempo. A água já estava no nível da porta. Entrou água, mas o motor está funcionando. Me disseram que viram quatro carros boiando na rua, um deles estava na Av. Atlântica. Provavelmente amanhã vai continuar tudo alagado. Minha família tem apartamento aqui e eu sempre passo a temporada. A última enchente feia assim que peguei faz uns 10 anos. Na época tive que dormir na casa de conhecidos porque não dava pra sair. Acho que agora vai ser a mesma coisa”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.