segunda-feira, 23 de abril de 2018

MPT protocola ação contra os supermercados Dal Pozzo por discriminação a mulheres


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: REDE SUL DE NOTICIAS Imagem: Divulgação

O Ministério Público do Trabalho (MPT) de Guarapuava ajuizou uma ação civil pública contra a rede de supermercados Dal Pozzo por discriminar mulheres durante os processos de contratação de pessoal da empresa. A investigação aponta que, durante as etapas de seleção, as mulheres eram desconsideradas como profissionais aptas à contratação, que efetivava apenas homens.  A discriminação ocorria em sigilo, já que as candidatas participavam de todas as fases do processo seletivo.
Continua depois da publicidade  
As informações foram repassadas ao Portal RSN pela Procuradoria Regional do Trabalho da 9º Região.
Na ação, o MPT informou que solicitou à Justiça do Trabalho que a rede de supermercados Dal Pozzo seja condenada a pagar, como indenização, o valor de R$ 5 milhões. Este valor deverá ser revertido a instituição, projeto ou entidade pública indicada pelo Ministério.
O pedido solicita, ainda, que a empresa de Guarapuava seja obrigada a publicar, em meios de comunicação de grande alcance na região e no município, anúncios educativos sobre o que é discriminação e os efeitos prejudiciais que tal prática acarreta às trabalhadoras.
O PROCESSO
O inquérito civil foi instaurado pelo MPT do município em julho de 2017 e verificou a adoção de práticas discriminatórias contra as mulheres que participam dos processos seletivos. Embora participassem de todas as fases de avaliação, a investigação aponta que o intuito da empresa era realizar apenas contratações de homens para os serviços da rede de supermercados.
Para validar e solidificar a petição inicial da ação ajuizada, o Ministério apresenta documentos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e depoimentos de profissionais com atuação nos processos seletivos da empresa.
De acordo com informações repassadas pela Procuradoria Regional do Trabalho da 9º Região ao Portal RSN, a discriminação em razão do sexo que impede ou dificulta o acesso à relação de emprego é vedada pela legislação brasileira.
DAL POZZO
Em Guarapuava, a rede de supermercados Dal Pozzo está implantada desde 1960 e conta com dois estabelecimentos comerciais amplos e populares na cidade. Este ano, a segunda loja da empresa foi aberta no bairro planejado Cidade dos Lagos.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.