quarta-feira, 12 de setembro de 2012

SERIE A - 24ª Rodada - Jogos


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Globo Esporte Imagem: Divulgação
  
Com titulares, Timão reencontra a Ponte, 'pedra no sapato' em 2012
Poucos clubes em 2012 souberam tirar tanto proveito das fraquezas do campeão da Libertadores quanto a Ponte Preta. Algoz nas quartas de final do Paulistão e responsável por um dos raros momentos de instabilidade do Timão, a Macaca ignorou a superioridade técnica, surpreendeu e já acumula duas vitórias em três partidas disputadas nesta temporada. Nesta quarta-feira, a partir das 19h30min, no Pacaembu, os alvinegros se enfrentam com campanhas quase idênticas no Campeonato Brasileiro. Rodrigo Braghetto (SP) apita a partida, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP). Rodrigo Braghetto arbitrou dois jogos no Brasileirão, marcou 87 faltas (média de 43,5 por jogo), aplicou nove amarelos (média de 4,5 por jogo), nenhum vermelho e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,29 vermelho, 36,5 faltas e 0,22 pênalti.
Corinthians: o técnico Tite não quis saber de preservar alguns titulares para o clássico contra o Palmeiras, no domingo. Ele utilizará todos os jogadores que tem à disposição. A grande novidade é o retorno de Emerson após se recuperar de uma lesão na coxa direita que o afastou das duas últimas partidas. O goleiro Cássio volta da seleção brasileira. Já o zagueiro Chicão e o meia Douglas cumpriram suspensão e também regressam. A formação é a seguinte: Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Guilherme, Edenílson, Douglas e Danilo; Romarinho e Emerson.
Ponte Preta: a Macaca pode ter até três mudanças em relação ao empate com o Figueirense. Livres de suspensão, o goleiro Edson Bastos e o lateral-direito Cicinho voltam à equipe. Roberto e André Luis vão para o banco. Sem André Luis, Nikão atuará mais adiantado. A dúvida fica no ataque. Giancarlo sentiu uma fisgada no coletivo de terça e ainda não sabe se terá condições de atuar. Caso seja vetado - decisão mais provável -, Roger retorna ao time titular após cinco jogos. Outro desfalque contra os catarinenses, o atacante Luan, novo xodó da torcida alvinegra, foi liberado pelo departamento médico e fica à disposição do técnico Gilson Kleina. A provável Ponte tem Edson Bastos; Tiago Alves, Ferron e Diego Sacoman; Cicinho, Baraka, Renê Júnior, Marcinho, Nikão e Uendel; Roger (Giancarlo).

Bruno Mineiro ou Fred? Duelo de goleadores é atração em Lusa x Flu
 

O Fluminense põe em jogo a liderança do Campeonato Brasileiro contra a Portuguesa, na noite desta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Canindé, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Se for derrotada, a equipe carioca pode ser superada pelo Atlético-MG - que tem dois pontos e um jogo a menos - e recebe o São Paulo também nesta quarta. Mas além da busca por três pontos entre adversários que têm objetivos distintos na competição nacional, a partida marcará o duelo entre dois dos principais goleadores do Brasileirão: Bruno Mineiro e Fred. Eles são donos de duas das melhores médias de gol do torneio. Bruno Mineiro, que estreou no mês passado, vive ótima fase. De seus pés, nasceu um terço (oito de 24) dos gols da Portuguesa. Como disputou apenas dez jogos, o atacante tem média de 0,8. Já Fred é o artilheiro da competição com 11 gols em 15 jogos, média de 0,73. A dupla só perde para Luis Fabiano do São Paulo, que tem 10 gols em 12 jogos e  média de 0,83 por partida. Jailson Macedo Freitas (BA) apita a partida, auxiliado por Márcio Eustaquio Santiago (Fifa/MG) e Fabiano da Silva Ramires (ES). Jailson Macedo arbitrou seis jogos no Brasileirão, marcou 191 faltas (média de 31,8 por jogo), aplicou 22 amarelos (média de 3,7 por jogo), nenhum vermelho e dois pênaltis (média de 0,33 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,29 vermelho, 36,5 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos cariocas na Série A deste ano: Santos 1 x 1 Fluminense, pela terceira rodada.
Portuguesa: o técnico Geninho conta com dois importantes retornos para encarar o líder. Recuperados de lesões musculares, o zagueiro Gustavo e o meia Moisés voltam a ficar disponíveis após não atuarem em Goiânia no último domingo. Há a possibilidade de o treinador ainda preservar o segundo, mas a chance é pequena. Por outro lado, Valdomiro recebeu o terceiro cartão amarelo, tornando-se desfalque no Canindé. A provável formação rubro-verde é a seguinte: Dida; Luis Ricardo, Gustavo, Lima e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Léo Silva, Boquita e Moisés (Maylson); Ananias e Bruno Mineiro.
Fluminense: o Tricolor terá pelo menos duas mudanças em relação à equipe que derrotou o Internacional por 1 a 0, no Beira-Rio, no último domingo. Expulso no Sul, o zagueiro Leandro Euzébio dará lugar a Digão. No meio, o técnico Abel Braga não poderá contar com o apoiador Wagner, que sofreu um entorse no tornozelo direito. O volante Diguinho e o atacante Rafael Sobis disputam a posição. O Fluminense irá a campo com a seguinte formação: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Jean e Thiago Neves; Rafael Sobis (Diguinho), Wellington Nem e Fred.

Sem margem para errar, Figueirense e Cruzeiro duelam em Florianópolis
Em busca de objetivos imediatos, Figueirense e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), em Florianópolis. No entanto, uma vitória neste jogo representará apenas o primeiro passo. O Figueira busca deixar o Z-4; uma vitória pode aproximá-lo do feito. A Raposa quer uma vaga G-4; três pontos tornam a meta alcançável na rodada seguinte. Embora seja realmente apenas o primeiro passo, os dois times deixaram claro que não podem mais esperar por ele. Por isso, só a vitória interessa aos dois lados. Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Rodrigo Henrique Correa (RJ). Marcelo de Lima Henrique arbitrou 13 jogos no Brasileirão, marcou 483 faltas (média de 37,1 por jogo), aplicou 76 amarelos (média de 5,8 por jogo), nenhum vermelho e três pênaltis (média de 0,23 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,29 vermelho, 36,5 faltas e 0,22 pênalti. O ártbitro apitou dois jogos dos mineiros na Série A deste ano: Cruzeiro 2 x 3 São Paulo, pela sétima rodada. E Inter 2 x 1 Cruzeiro, pela oitava rodada.
Figueirense: A equipe não contará com o seu camisa 10. O departamento médico do time catarinense vetou Fernandes, com sub-luxação no ombro, para a partida no Orlando Scarpelli. Assim, o treinador optou pelo mais óbvio, para não alterar o esquema da equipe: Ronny está confirmado. Caso, Aloísio sinta algum problema e fique de fora, Júlio César será o substituto. Assim, o Figueirense terá praticamente a mesma equipe que empatou contra a Ponte Preta: Wilson; Elsinho, Edson, João Paulo e Helder; Túlio, Jackson, Claudinei e Ronny; Caio e Aloísio.
Cruzeiro: Celso Roth terá a volta de Leandro Guerreiro, que cumpriu suspensão diante do Sport. Ele confirmou o retorno do volante, e até estuda outras mudanças. A falta de tempo para treinar, no entanto, deve fazê-lo manter o restante do time. O provável Cruzeiro terá: Fábio; Léo, Rafael Donato, Mateus e Everton; Leandro Guerreiro, Charles, Tinga e Montillo; Wallyson e Wellington Paulista.

Na luta contra queda, Sport tenta parar bom momento do Bahia
Sport e Bahia prometem fazer, às 20h30m desta quarta-feira, na Ilha do Retiro, uma das mais emocionantes partidas da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após bater o Cruzeiro, a equipe rubro-negra tenta embalar na competição para fugir da zona de rebaixamento, enquanto o Tricolor baiano, dono da melhor campanha do returno, espera manter o bom momento e chegar a sexta rodada sem ser derrotado. Luiz Flávio de Oliveira (SP) apita a partida, auxiliado por Thiago Gomes Brigido (CE) e Carlos Nogueira Junior (SP). Luiz Flávio de Oliveira arbitrou sete jogos no Brasileirão, marcou 294 faltas (média de 42 por jogo), aplicou 37 amarelos (média de 5,3 por jogo), nenhum vermelho e um pênalti (média de 0,14 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,29 vermelho, 36,5 faltas e 0,22 pênalti.
Sport: Ainda sem saber se poderá contar com Willian Rocha, que sentiu o joelho durante o Cruzeiro, Waldemar Lemos não deu pistas da equipe que irá escalar. No entanto, é provável que o treinador não promova muitas mudanças no time. Renê assume a lateral esquerda caso Willian Rocha seja vetado e o volante Renan Teixeira, recuperado, deve voltar na vaga de Tobi. Com isso, o Sport deverá entrar em campo com Saulo; Cicinho, Edcarlos Diego Ivo e Willian Rocha (Renê); Renan Teixeira (Tobi), Rithely, Moacir e Hugo; Felipe Azevedo e Gilsinho.
Bahia: o técnico Jorginho deve mandar a campo, nesta quarta-feira, quase o mesmo time que bateu o Vasco em São Januário. A exceção na escalação é o volante Fahel, que está fora porque levou o terceiro cartão amarelo. Kleberson, Fabinho e Mancini disputam a vaga no meio. O atacante Jones, duramente criticado durante a temporada, deve voltar a fazer dupla com Souza, depois de ser destaque na última partida. O Bahia deve enfrentar o Sport com Marcelo Lomba; Neto, Titi, Danny Morais e Jussandro; Fabinho (Kleberson), Diones, Hélder e Zé Roberto; Jones e Souza.

Atlético-GO estreia técnico e tenta frear reação do Coritiba na Série A
O que o Coritiba conseguiu no último domingo é o que o Atlético-GO espera fazer nesta quarta. Inspirado no adversário, que estreou técnico e mostrou sinais de reação no Campeonato Brasileiro ao vencer o Flamengo por 3 a 0, o Dragão tenta buscar novos rumos sob o comando de Artur Neto, contratado na última terça-feira. Será a terceira passagem do treinador pelo Dragão, lanterna da Série A, com 17 pontos.
Para deixar o Z-4, o time goiano terá de tirar uma diferença de oito pontos para o 16º colocado, que é justamente o Coritiba. Mas após um ano e nove meses, o Coxa vive um novo período. Com importantes reforços e de técnico novo – Marcelo Oliveira deu lugar a Marquinhos Santos -, o clube paranaense quer confirmar a ascensão no Brasileirão e voltar a vencer fora de casa, fato que só ocorreu contra o Náutico, no dia 25 de julho. Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG) apita a partida, auxiliado por Fabio Pereira (TO) e Guilherme Dias Camilo (MG). Ricardo Marques arbitrou nove jogos no Brasileirão, marcou 343 faltas (média de 38,1 por jogo), aplicou 40 amarelos (média de 4,4 por jogo), três vermelhos (média de 0,33 por jogo) e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,29 vermelho, 36,5 faltas e 0,22 pênalti. O ártbitro apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: Atlético-GO 0 x 1 Náutico, pela oitava rodada, e Coritiba 1 x 1 Palmeiras, pela décima rodada.
Atlético-GO: sem muito tempo para trabalhar, o técnico Artur Neto comandou apenas um treinamento após assumir a vaga do interino Jairo Araújo, que volta a ser auxiliar. Dessa forma, a tendência é de que não faça grandes mudanças na equipe que vinha jogando. A única novidade deverá ser Ernandes, que volta e suspensão e entra no lugar de Carlos. A dúvida fica enter a manutenção de Alexandre Oliveira no time ou a entrada de Wesley. A provável formação rubro-negra tem Márcio; Marcos, Gustavo, Reniê e Eron; Dodó, Marino, Ernandes, Alexandre Oliveira (Wesley) e Danilinho; Patric
Coritiba: Marquinhos Santos não tem o time completo e conta com três desfalques importantes: o meia Lincoln está suspenso, enquanto o zagueiro Bonfim e o meia Rafinha foram vetados pelo departamento médico. Nas duas vagas do meio, Ruidiaz e Robinho deverão ser os substitutos. Na zaga, Escudero volta de suspensão e faz dupla com Demerson. O provável time coxa-branca deverá contar com Vanderlei; Ayrton, Demerson, Escudero e Eltinho; Willian, Gil, Robinho e Everton Ribeiro; Ruidiaz e Deivid.

Em crise, Vasco e Palmeiras se enfrentam em busca da reabilitação
Vasco e Palmeiras têm um histórico de boa convivência e parceria entre suas torcidas. Nesta quarta-feira as duas equipes se encontram em São Januário, às 22h (de Brasília), unidas pela crise. No entanto, a amizade terá de ficar de lado pela urgência de uma vitória. Após sofrerem derrotas por goleada, cariocas e paulistas encaram o compromisso pela 24ª rodada como uma imperdível oportunidade de reabilitação. Wilton Pereira Sampaio (GO) apita a partida, auxiliado por Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Rafael da Silva Alves (RS). Wilton Pereira arbitrou sete jogos no Brasileirão, marcou 268 faltas (média de 38,2 por jogo), mostrou 44 amarelos (média de 6,3 por jogo), sete vermelhos (média de 1 por jogo) e não marcou um pênalti sequer. O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,29 vermelho, 36,5 faltas e 0,22 pênalti.
Vasco: o técnico Gaúcho preferiu não confirmar, mas a tendência é que o Vasco seja o mesmo que disputou o coletivo da última terça-feira. Assim, vai contar com a volta de Dedé, que na última segunda-feira defendeu a Seleção Brasileira. Max entra na lateral direita, William Matheus e Wendel voltam após cumprirem suspensão automática, e Tenorio faz dupla de ataque com Alecsandro. O Vasco deve entrar em campo com a seguinte formação: Fernando Prass, Max, Dedé, Douglas e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho e Jhon Cley; Tenorio e Alecsandro.
Palmeiras: com treinos parcialmente fechados durante a semana, Felipão adota o mistério, mas deve escalar Henrique na zaga e tirá-lo do meio-campo. Isso porque Thiago Heleno está suspenso, e Leandro Amaro foi barrado. Outra formação testada foi com Wellington na zaga, Henrique no meio e Correa na lateral direita. Com esta opção, Artur ficaria no banco de reservas. O provável time: Bruno, Artur (Wellington), Maurício Ramos, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Correa, Tiago Real e Valdivia; Luan e Barcos.

Piores times do segundo turno, Santos e Flamengo duelam na Vila
Há quem considere Pelé, no Santos, e Zico, no Flamengo, os dois maiores camisas 10 da história do futebol nacional. O clássico interestadual já decidiu o Campeonato Brasileiro de 83, com título do Rubro-Negro. Em 2011, o duelo marcou o encontro de Neymar e Ronaldinho Gaúcho, hoje no Atlético-MG, na partida mais eletrizante da competição, com vitória carioca por 5 a 4. Também foi o jogo do gol do Prêmio Puskás, da Fifa, de mais bonito da temporada, para o craque santista. Toda a tradição deste embate, porém, ficará um pouco esquecida na partida desta quarta-feira, às 22h, na Vila Belmiro, pela 24ª rodada do Brasileirão. Márcio Chagas da Silva (RS) apita a partida, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Kleber Lucio Gil (SC). Márcio Chagas arbitrou oito jogos no Brasileirão, marcou 298 faltas (média de 37,2 por jogo), aplicou 41 amarelos (média de 5,1 por jogo), dois vermelhos (média de 0,25 por jogo) e dois pênaltis (média de 0,25 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,29 vermelho, 36,5 faltas e 0,22 pênalti. O ártbitro apitou um jogo dos paulistas na Série A deste ano: Santos 0 x 0 Sport, pela segunda rodada.
Santos: com as voltas de Neymar e Arouca, o técnico Muricy Ramalho novamente mudará a escalação. Há dúvida sobre se Juan retorna para a lateral esquerda, depois de ficar fora do San-São, ou se Léo permanece. Depois de cumprir suspensão automática, o zagueiro Bruno Rodrigo deve ser novidade na defesa. Em função da atuação ruim de Pato Rodriguez no clássico, quando foi substituído no intervalo, o comandante pode deixar o argentino no banco de reservas, e promover a entrada de Gerson Magrão. Com estas dúvidas, a provável escalação do Peixe será: Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Léo (Juan); Adriano, Arouca, Felipe Anderson e Pato Rodriguez (Gerson Magrão); Neymar e André.
Flamengo: Dorival Júnior vai usar a décima formação diferente na 12ª partida dele à frente do Rubro-Negro. O técnico não vai poder contar com o zagueiro González e o volante Cáceres, que estão nas seleções de Chile e Paraguai, nem com Airton, vetado por conta de um problema muscular na parte posterior da coxa direita. Ramon volta à lateral esquerda após cumprir suspensão. O time que disputou o coletivo antes da viagem a Santos foi escalado da seguinte forma: Felipe, Léo Moura, Welinton, Frauches e Ramon; Muralha, Luiz Antonio, Ibson e Mattheus; Adryan e Vagner Love.

Em busca da revanche e de voltar à ponta, Atlético-MG recebe São Paulo
Ninguém ouviu dos jogadores do Atlético-MG que a partida contra o São Paulo, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Independência, pode funcionar como uma espécie de revanche. O discurso dos atletas é o de respeito ao adversário, mas a meta é inegável: retomar a liderança do Brasileirão. Para isso, o Galo precisa descontar a única derrota no primeiro turno, justamente contra o Tricolor (1 a 0, no Morumbi), e torcer por tropeço do Fluminense diante da Portuguesa, às 19h30, no Canindé. Já o São Paulo, de olho no G-4, sonha repetir a boa atuação do primeiro turno e derrubar mais uma vez o rival mineiro. Se vencer, o Tricolor pula para quarto, desde que o Vasco perca para o Palmeiras em São Januário e o Botafogo não vença o Internacional no Engenhão, nesta quinta-feira, às 21h. Sandro Meira Ricci (Fifa/PE) apita a partida, auxiliado por Roberto Braatz (Fifa/PR) e Bruno Boschilia (PR). Sandro Meira Ricci arbitrou dez jogos no Brasileirão, marcou 324 faltas (média de 32,4 por jogo), aplicou 45 amarelos (média de 4,5 por jogo), dois vermelhos (média de 0,2 por jogo) e dois pênaltis (média de 0,2 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,29 vermelho, 36,5 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos paulistas na Série A deste ano: Botafogo 4 x 2 São Paulo, pela primeira rodada.
Atlético-MG: o técnico Cuca não tem grandes problemas para escalar o time. Jô, ausente pelo terceiro jogo, continua no departamento médico. Com isso, no ataque, é provável que o treinador volte com Leonardo, que no último jogo, contra o Palmeiras, começou entre os reservas. Guilherme deve voltar para o banco de reservas. O zagueiro Réver, que por dois jogos esteve com a seleção brasileira, está de volta. Assim, forma a dupla de zaga com Leonardo Silva. O provável Galo: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar; Pierre, Leandro Donizete, Danilinho, Ronaldinho Gaúcho e Bernard; Leonardo.
São Paulo: o técnico Ney Franco promoveu muitas mudanças, algumas por opção, outras por conta dos desfalques. Luis Fabiano e Rhodolfo foram vetados pelo departamento médico. Por isso, o atacante Osvaldo, que seria sacado para o retorno de Lucas, deve continuar entre os titulares. Na zaga, Edson Silva e João Filipe disputam o posto ao lado de Rafael Toloi. Outro beque, Paulo Miranda, deve ser improvisado na lateral direita. Ele ganhou a posição de Douglas no coletivo tático à véspera do duelo com o Galo. No entanto, com a baixa de Rhodolfo, ainda há a possibilidade de Ney Franco manter Douglas como titular e deslocar Paulo Miranda para a defesa. A provável formação do Tricolor é: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Edson Silva (João Filipe), Rafael Toloi e Bruno Cortez; Wellington, Casemiro, Maicon e Jadson; Lucas e Osvaldo







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.