segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Superlua e eclipse: O que acontece quando fenômenos acontecem juntos

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: REVISTA FORUM– Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)
Os observadores do céu noturno terão a oportunidade de conferir um eclipse lunar parcial ocorrendo simultaneamente a uma superlua. Tudo poderá ser visto nesta terça-feira (17). A combinação dos dois fenômenos ocorre um mês depois da rara superlua azul, em agosto.
As superluas são os maiores e mais brilhantes eventos lunares. Ocorrem quando o satélite natural se encontra em seu ponto mais próximo da Terra, que recebe o nome de perigeu, já que a órbita da lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito, mas um caminho elíptico.
Continua depois da publicidade
Uma lua cheia que está ao menos 90% no perigeu pode ser considerada uma superlua. O satélite pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está em seu ponto mais distante do planeta, conhecido como apogeu, a cerca de 405.500 quilômetros da Terra.
Já o eclipse parcial da lua acontece quando apenas uma parte do satélite fica encoberta pela sombra da Terra.
Os eclipses lunares ocorrem quando a Terra fica entre o sol e a lua, que acaba sendo “bloqueada” de receber a luz do sol por causa da sombra terrestre. Para isso acontecer, é necessário que a lua esteja cheia.
Já no eclipse lunar total, a lua fica totalmente encoberta pela sombra da Terra, enquanto no eclipse parcial somente uma parte do satélite recebe essa sombra.
Porém, o eclipse parcial desta terça (17) não deve ser muito expressivo. No momento máximo do fenômeno, somente 3,5% da área da lua deve aparecer encoberta.
Continua depois da publicidade
Como observar
A superlua e o eclipse parcial lunar são observáveis a olho nu e estarão visíveis em todo o Brasil, caso as condições meteorológicas estiverem favoráveis e o céu não estiver nublado.
O início do eclipse parcial será às 23h12 (de Brasília) da terça-feira (17). O auge deve ser às 23h44 e o término, 0h15, já na madrugada de quarta (18), de acordo com informações da Agência Brasil.
O Observatório Nacional vai transmitir o evento ao vivo em seu canal no YouTube. A transmissão terá início às 21h30 da terça (17).
Com informações da Revista Fórum.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.