quinta-feira, 16 de agosto de 2018

STF retira de Moro delações da Odebrecht sobre Lula e Mantega


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PARANA PORTAL Imagem: Divulgação

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (14), retirar do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações da Operação Lava Jato em primeira instância, os depoimentos de seis delatores da empreiteira Odebrecht relativos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ex-ministro da Fazenda Guido Mantega em um suposto esquema de repasses ilegais ao Partido dos Trabalhadores (PT). Os depoimentos, prestados no âmbito de acordo de colaboração premiada, foram remetidos à Justiça Federal do Distrito Federal.
Por três votos a um, a 2ª Turma alterou a decisão do ministro Edson Fachin, relator das ações da Lava Jato no STF, que tinha determinado a remessa das delações à Justiça Federal do Paraná.
Continua depois da publicidade
Votaram contra os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, enquanto Fachin votou por manter a sua decisão. Já o ministro Celso de Mello não participou da sessão.
Os depoimentos tratam da solicitação de vantagens indevidas como contrapartida da atuação de Mantega na aprovação das Medidas Provisórias e de sua intermediação em favor da empreiteira para a aquisição, pela Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), do condomínio Parque da Cidade, em São Paulo.
Também por maioria de votos, a Segunda Turma determinou o envio de cópia dos termos de colaboração premiada do ex-executivo da Odebrecht Fernando Migliaccio da Silva ao Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).
Continua depois da publicidade 
Os termos relatam pagamentos de valores não oficiais por parte do grupo para financiamento de campanhas eleitorais realizadas em Angola, na República Dominicana, no Panamá, na Venezuela, em El Salvador e no Brasil, nas eleições de 2014.
De acordo a denúncia, esses créditos eram registrados em planilhas denominadas “Italiano” e “Pós-Italiano”, referindo-se aos períodos em que o controle era exercido por Antônio Palocci Filho e por Guido Mantega, respectivamente.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.