By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: TRIBUNA DO PARANÁ – Imagem: Felipe Rosa
Esse trecho da SC-417 serve tanto para quem vai para Itapoá quanto quem vai para Guaratuba, no Litoral do Paraná. O Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) de Santa Catarina confirmou que existe um estudo preliminar para concessão desse trecho junto ao Ministério do Transporte e que, se o projeto for para frente, a lógica é que o pedágio fique antes da bifurcação que divide o fluxo de quem vai à cidade catarinense Itapoá e quem vai a Guaratuba.
Em entrevista ao jornal A Notícia, o secretário do Planejamento, Murilo Flores, disse que o objetivo é concluir o estudo de viabilidade técnica e lançar o edital de licitação até o fim deste ano. A contrapartida da concessionária que vencer a concorrência será duplicar a rodovia até o fim do contrato. “Não podemos cobrar um pedágio muito alto. O setor produtivo (empresas) entende que a cobrança de R$ 10 a R$ 12 é aceitável. Fizemos algumas simulações que chegaram a R$ 30. Não é o que queremos. Vamos cobrar um pedágio igual em todas as rodovias”, disse Flores ao periódico catarinense.
A SC-417 é a continuação da BR-376 para quem sai de Curitiba com destino a Guaratuba. Ela é escolhida justamente porque tem um custo de pedágio menor do que a BR-277.
Os motoristas de veículos de passeio que fazem a ligação entre Curitiba e Guaratuba pela BR-376 pagam atualmente dois pedágios, que somam R$ 10,40 para ir e voltar. Se o pedágio na SC-417 se confirmar, o custo da ida e volta subiria para R$ 34,40 nas cotações atuais.
Mesmo assim, ainda fica mais barato do que ir e voltar pela BR-277. A opção para chegar a Guaratuba saindo de Curitiba pela BR-277 tem custo total de R$ 50,80. Nela, o pedágio atual custa R$ 37,40 ida e volta mais o custo da travessia via Ferryboat — R$ 13,40 para ir e voltar.
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