quarta-feira, 3 de abril de 2013

Amcespar celebra 30 anos tentando acabar com o rótulo de "caminho da fome"



By: INTERVALO DA NOTICIAS

Entidade com base municipalista de apoio no desenvolvimento da região, a Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), celebrou 30 anos de fundação no dia 25 de março. Palestras, entrega de placas comemorativas aos prefeitos, que constituíram a primeira formação da Amcespar, eleição da diretoria do Território e um almoço foram algumas das atividades realizadas na terça-feira, 26, como forma de relembrar a história e as conquistas da entidade.
Em entrevista ao repórter Paulo Secco, o secretário geral da Amcespar, Vanderlei Kawa, comentou que a entidade nasceu de forma tímida. Como não possuía uma sede própria, a Amcespar funcionava em uma sala na prefeitura de Irati. Em seguida, as instalações foram transferidas para um espaço pequeno no antigo Banco Bamerindus, na área central da cidade.  Kawa relata que depois de muita luta, a Associação conseguiu construir sua sede durante a gestão do ex-prefeito de Irati, Antonio Toti Colaço Vaz.
O secretário geral diz que a construção do espaço foi importante, pois trouxe independência aos dez municípios filiados na época (Irati, Prudentópolis, Rebouças, Teixeira Soares, Inácio Martins; Ivaí, Ipiranga, Imbituva, Rio Azul e Mallet). Caso não fosse construída a sede própria, Irati e os outros municípios da região seriam integrados a macrorregião de Ponta Grossa. Desta forma, a liberação de recursos, convênios, entre outras verbas teriam que ser divididos com os municípios que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).
Atualmente, a Amcespar é formada por nove municípios desde a emancipação política de Fernandes Pinheiro. As cidades de Ipiranga e Ivaí não integram a entidade, mas estão filiadas ao Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional (Conder). Kawa enaltece que Ipiranga e Ivaí têm características semelhantes aos outros da região Centro-Sul, fator que facilita a discussão e a possibilidade dos dois municípios voltarem a integrar a Amcespar. “Tanto Ivaí como Ipiranga tem características agrícolas e são cidades formadas por pequenas indústrias, assim como ocorre em Irati”, avalia Kawa.
União da região
Para o secretário geral da Amcespar, os municípios precisam se unir e buscar lideranças políticas dentro da comunidade. Kawa entende que a região ainda é carente e não recebe atenção do governo estadual e federal. A falta de representatividade faz com que diversos recursos deixem de ser disponibilizados. Em entrevista à equipe da Najuá, no início deste ano, o prefeito de Prudentópolis, Gilvan Agibert, afirmou que os municípios da região precisam tomar atitudes imediatas. Ele analisa que a Amcespar precisa desmistificar o conceito que a região faz parte do “caminho da fome”.  Hoje, a região possui o pior Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH) do estado.
Kawa tem opinião parecida com Gilvan. Ele avalia que os governantes precisam buscar recursos para o crescimento e desenvolvimento agrícola, comercial e industrial da região. “Os recursos estão em Brasília, mas precisamos de projetos consistentes para que as verbas sejam liberadas”, diz o secretário geral da Amcespar.
Ações já executadas
Na avaliação de Kawa algumas ações importantes já foram implantadas com a finalidade de fortalecer a agricultura familiar na região. Um dos projetos, segundo o secretário, foi à criação do Comitê Gestor do programa Banco da Terra, atualmente denominado como Crédito Fundiário, que auxilia os agricultores familiares no processo de aquisição de imóveis rurais.
O secretário geral da entidade pede para que a população esqueça os laços políticos e participe dos conselhos municipais e associações de bairros, para identificar os problemas e apontar soluções em prol do desenvolvimento municipal e regional.
Presidentes da entidade
Desde sua fundação a Amcespar teve 14 presidentes, sendo quatro ex-prefeitos de Irati (Antonio Toti Colaço Vaz, Alfredo Van Der Neut, Felipe Lucas e Sérgio Stoklos). Em sua fundação a Amcespar foi constituída pelos prefeitos Antonio Toti Colaço Vaz, de Irati; Gilberto Agibert Filho, de Prudentópolis; Kemmel S. Mellen, de Rebouças; Romeu Neves, de Teixeira Soares; Manoel Felipe R. de Moraes, de Inácio Martins; Ozil Neiverth, de Ivai; Pedro Isaias Blum, de Ipiranga; Nelson Theodoro Fenker, de Imbituva; Ancenor Valentin Girardi, de Rio Azul e Cesar Loyola Flenik, de Mallet.
Homenagem
Durante a solenidade de comemoração dos 30 anos da Amcespar, a prefeita de Guamiranga, Telma Fenker (PSDB), entregou placas comemorativas aos fundadores da entidade. Toti e o ex-prefeito de Imbituva, Nelson Theodoro Fenker, marcaram presença no evento. Segundo Kawa, será realizada uma nova cerimônia em breve para homenagear os 14 prefeitos que já presidiram a Amcespar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.