sábado, 21 de julho de 2012

PATRIMÔNIO DE VEREADORES DE PONTA GROSSA CRESCEU EM 21% EM QUATRO ANOS


By: INTERVALO DA NOTICIAS

Pesquisa realizada pelo DC junto às informações públicas disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2008 e 2012, através do sistema 'DivulgaCand', revela que entre os atuais vereadores, considerando os 13 que disputarão nova eleição em outubro, nove tiveram acréscimo de patrimônio ao longo dos últimos quatro anos. Considerando os valores informados por todos em suas respectivas declarações de bens, o patrimônio total dos 13 passou de pouco mais de R$ 3,8 milhões para cerca de R$ 5 milhões (vide quadro), representando acréscimo de 21,7%. O parlamentar que teve o maior salto em seus bens foi José Carlos Raad (PSD), o 'Dr. Zeca', -que também é médico e disputa a eleição majoritária como vice de Marcelo Rangel (PPS), pela coligação 'Coração Ponta-grossense'-, sendo que seu patrimônio declarado cresceu 91,9%. Os dados revelam ainda que desses 13 vereadores, os que têm as maiores declarações de bens neste ano são: Edilson Fogaça de Almeida (PTN), que também é contabilista e empresário; Pascoal Adura (PMDB), que exerce a função de médico junto à saúde pública; e Valfredo 'Laco' Dzázio (PRP), que atua como dentista. Além de Zeca, os que mais tiveram acréscimo de patrimônio, foram Sebastião Mainardes Júnior (DEM), Júlio Küller (PSD) e Márcio Schirlo (PSB). Zeca possuía, há quatro anos, cotas em uma empresa, e para disputar o pleito deste ano, relatou que tem duas aplicações financeiras. Em 2008, Fogaça declarou à Justiça Eleitoral que possuía 19 bens, sendo 13 imóveis e dois veículos, além de cotas em empresas e aplicações financeiras. Neste ano, o parlamentar relacionou 18 bens, apontando 11 imóveis, três veículos, mais cotas e aplicações financeiras. O patrimônio de Pascoal passou de 11 bens em 2008, sendo cinco imóveis e quatro veículos; para 22 bens em 2012, quando indicou sete imóveis, quatro veículos e aplicações financeiras. Laco, por sua vez, relatou à Justiça Eleitoral que possuía quatro bens em 2008, com dois imóveis e um veículo, além de equipamentos para consultório; declarou neste ano que possui três bens, sendo um imóvel, um veículo e um conjunto de equipamentos para consultório.
Menos patrimônio
Os parlamentares e candidatos à reeleição que tiveram decréscimo em sua atual declaração de bens em relação a 2008 são Alysson Zampieri (PPS); Maurício Silva (PSB), atual presidente da Câmara e que também é advogado; George Luis de Oliveira (PMN), que é ainda promotor de eventos; e Walter de Souza (DEM), o 'Valtão', produtor rural. Destes, Alysson e Maurício não declararam nenhum bem à Justiça Eleitoral em 2012. Alysson relacionou em 2008 que possuía cotas em três empresas; enquanto Maurício havia declarado possuir à época 13 bens, sendo quatro imóveis, dois veículos e mais aplicações financeiras.
George declarou na eleição passada que possuía três bens, sendo dois terrenos e um veículo. Neste ano, o parlamentar relacionou em sua declaração de patrimônio quatro bens, sendo duas residências e dois veículos. Valtão havia indicado 14 bens em 2008 -sendo três veículos e aplicações financeiras-, e neste ano, relacionou oito bens, sendo um imóvel, três veículos, além de aplicações financeiras.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.