domingo, 30 de outubro de 2022

Recuperada do câncer de mama, jovem incentiva mulheres a doar cabelo: 'Decidi que eu poderia ajudar de alguma forma'

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação
A descoberta de um câncer de mama aos 23 anos mudou completamente a vida de Samara da Costa. Há três anos, a jovem percebeu um caroço no peito durante o banho, fez o autoexame e, mais tarde, foi diagnosticada com a doença.
Hoje ela tem 26 anos e contou ao g1 como encontrou forças para, durante o tratamento, ajudar milhares de mulheres.
Desde 2020 ela organiza arrecadações de cabelos para fabricar perucas destinadas a mulheres em tratamento da doença.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil registrou 66.280 casos de câncer de mama em 2020. No Paraná, são 3.470 registros para o mesmo período, sendo 570 deles em Curitiba. 
Continua depois da publicidade
Os desafios pelo caminho
Samara conta que um dos desafios ao longo do tratamento foi a realização das sessões de quimioterapia. 
“O desafio maior foi quando o meu cabelo começou a cair. A partir daí, eu comecei a me dar conta de que realmente estava passando por um tratamento difícil de acreditar.”
Apesar das dificuldades, a jovem conta que encarou a doença como uma aliada e que precisava passar por isso de cabeça erguida. A rede de apoio, afirma, foi fundamental no processo.
“Eu tive o apoio do meu namorado, que inclusive foi quem raspou o meu cabelo e ele também raspou o dele, além do apoio da minha família, que foi algo muito essencial nesse processo. Eu me senti muito segura sabendo que tinha toda essa rede de apoio.”
Samara afirma que, por mais que seja um processo doloroso, é possível tirar coisas boas dele. Campanha ‘Rapunzel Solidária'
Durante o tratamento, Samara encontrou uma forma de ajudar mulheres que também conviviam com o câncer de mama.
Inspirada na Legião Feminina de Combate ao Câncer do Hospital do Cancer Uopeccan, de Umuarama, no norte Paraná, ela resolveu tornar o salão de beleza que possui um espaço para compartilhar solidariedade.
Em 2020, a jovem organizou a primeira edição da campanha “Rapunzel Solidária”. 
Continua depois da publicidade
O objetivo foi receber doações de cabelos para confecção de perucas para pacientes do hospital onde iniciou o tratamento.  
“Depois que eu passei por esse processo, eu decidi que eu poderia ajudar de alguma forma, chegar até outras mulheres por meio da ação e melhorar a autoestima delas”, comenta.
O evento foi um sucesso e recebeu centenas de doações, que ajudaram no processo de reconstrução da autoestima de outras paciente.
“Eu não esperava que fosse reunir tantas mulheres com vontade de querer ajudar outras, principalmente crianças indo lá. Foi tão gratificante”, relata.
A cura
Após oito meses do diagnóstico, a jovem recebeu o resultado de que estava curada do câncer. 
“Fiquei muito feliz em saber que de alguma forma eu passei por tudo isso com a minha melhor versão. Hoje eu me considero uma pessoa muito mais evoluída”, disse.  
Já recuperada, em outubro de 2022 ela realizou a 3° edição da campanha e tem planos de continuar o trabalho. A ação mobilizou dezenas de mulheres.
“O resultado sempre vale a pena. Vou continuar com a ação todos os anos”, explicou.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.