By:
INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: UOL – Imagem: DivulgaçãoA Tang Brasil entrou na onda da diminuição de alimentos e reduziu o tamanho do seu refresco em pó. Desde agosto, a embalagem do suco passou de 25g para 18g —ou 28% a menos—, uma mudança que pode ser notada pelo olhar atento dos clientes às letras miúdas.
Por que diminuiu?
De acordo com a empresa, que pertence ao portfólio de marcas da
Mondelez Brasil, a nova quantidade ainda rende 1 litro como antigamente.
A Tang Brasil justifica que uma atualização da receita fez com que o
pacotinho ficasse menor.
Continua depois da
publicidade
Em setembro, a Tang lançou uma campanha em vídeo para anunciar a nova
fórmula do refresco em que traz as novas embalagens de suco reduzidas,
mas não deu destaque a essa alteração.
O produto é encontrado em
gôndolas de supermercado a partir de R$ 1. Em algumas lojas, a unidade é
vendida a R$ 1,50 —o mesmo preço pode ser visto no e-commerce.
Inflação disfarçada:
A diminuição do tamanho de produtos é vista sobretudo quando o poder de compra do consumidor cai e a inflação está alta. Esse fenômeno tem um nome: reduflação, palavra que combina "redução" e "inflação".
Especialistas
entendem a reduflação como uma inflação disfarçada, porque o consumidor
paga o mesmo preço por um produto menor. Isso acontece com barras de chocolate, sabão em pó e agora com o Tang.
Sucos estão mais caros:
Em setembro, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo),
principal medidor da inflação no Brasil, registrou aumento de 9,36% no
preço dos sucos em pó no acumulado de 12 meses.
Continua depois da
publicidade
A embalagem menor do
Tang não passou despercebida por alguns consumidores da marca. Um
usuário publicou no Twitter uma imagem do rótulo antigo e do novo. Outra
usuária reclamou da redução de 7g do produto.
Consumidor vê mudança e reclama:
A embalagem menor do
Tang não passou despercebida por alguns consumidores da marca. Um
usuário publicou no Twitter uma imagem do rótulo antigo e do novo. Outra
usuária reclamou da redução de 7g do produto.
O que diz a lei sobre rótulos menores?
A alteração de quantidade em um produto deve seguir algumas exigências feitas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública na Portaria nº 392, de setembro de 2021. Os fornecedores são obrigados a informar o seguinte:
- A alteração de quantidade no produto;
- A quantidade de produto existente na embalagem antes e depois da alteração;
- A quantidade de produto aumentada ou diminuída, em termos absolutos e percentuais.
De
acordo com o ministério, a informação precisa ser colocada em local de
fácil visualização na embalagem e com letras legíveis que atendam aos
seguintes critérios:
- Maiúscula;
- Negrito;
- Cor contrastante com o fundo do rótulo;
- Altura mínima de 2 milímetros (exceto para as embalagens com área de painel principal igual ou inferior a 100 cm², cuja altura mínima dos caracteres é de um milímetro).
Continua depois da
publicidade
Na prática, as empresas têm a
obrigatoriedade de fornecer esses detalhes técnicos pelo prazo mínimo de
seis meses, a partir da data de sua alteração.
Os rótulos do novo
Tang trazem as especificações do lado esquerdo e com as letras deitadas
no pacotinho. O texto que mostra a nova quantidade está em negrito, mas
a cor é a mesma da embalagem.
'Informação poluída no rótulo':
Segundo
o advogado especialista em direito do consumidor Frederico Glitz, as
embalagens de Tang estão fora do padrão porque o sachê e o texto sobre a
quantidade têm a mesma cor, o que pode dificultar a leitura do
consumidor.
"A informação está poluída dentro do rótulo. Um outro tipo de destaque [de cor] seria melhor", declara.
Ele
ainda assinala que o prazo de seis meses exigido para o fornecedor
explicar a mudança é insuficiente para deixar a população acostumada.
A
coordenadora do Programa de Serviços Financeiros do Idec (Instituto
Brasileiro de Defesa do Consumidor), Ione Amorim, chama atenção para o
fato de que o preço do Tang com 7g a menos foi mantido no comércio em
geral.
Na avaliação da especialista, esse caso exemplifica a perda do poder de compra do consumidor.
Ela questiona se a embalagem de 18g rende mesmo um litro com a mesma qualidade quando comparada com o produto de 25g.
Continua depois da
publicidade
A Tang afirma que o encolhimento do suco em pó se deve a uma nova
receita mais saudável que contém menos açúcar. Também diz que o novo
Tang ainda entrega a mesma quantidade de um litro.
"A mudança da
embalagem de 25g para 18g ocorreu devido a melhorias na fórmula, que
agora possui 100% da recomendação diária das vitaminas C e D, além de
ser fonte de zinco", declara.
A
Tang Brasil não se manifestou, porém, se a diminuição do produto veio
acompanhada pela redução no preço sugerido ao consumidor. A empresa
também se esquivou sobre as críticas a respeito do destaque das mudanças
no rótulo.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP.
GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.
GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.
GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.
GRUPO - CLIQUE AQUI.
GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.
GRUPO 5: CLIQUE AQUI.
CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.