By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS – Imagem: Divulgação
O padre Bogdan Fleituch que passou por Prudentópolis morreu por decorrência do coronavírus aos 85 anos em União da Vitória nesta sexta (11).Segundo a postagem do Ricardo Mazurek Ternovski em sua página em uma rede social.
Nesta postagem tem o relato do padre na sua vida religiosa.
Continua depois da publicidade
Pe. Bogdan Fleituch Nasceu na Colônia Vitória, Município de União da Vitória, no dia 3.2.1936, filho de Pedro e Bálbina Holooka Fleituch. Foi batizado na Igreja Sagrado Coração de Jesus, Rito Latino, em União da Vitória e crismado no dia 3.0.1937 na Igreja São Pedro e São Paulo da Colônia Barreiros, União da Vitória. Nesta localidade, fez a Primeira Comunhão no dia 28.1.1945.
Em 1954, ingressou no Seminário Menor de Prudentópolis, de onde, após breve estadia, os Padres o encaminharam ao Noviciado em Ivaí, orientando-o a ser irmão coadjutor (frade). Mas isso foi feito contra a sua vontade.
Concluindo o Noviciado em 1956, foi enviado a Roma para o cargo de cozinheiro na Cúria Geral Basiliana, trabalhando por 4 anos. Voltou ao Brasil por um breve período, sendo enviado de volta a Roma, onde trabalhou por mais 5 anos.
Voltou definitivamente ao Brasil em 1968. Solicitou a possibilidade de estudar, o que lhe foi negado. Foi designado ao trabalho na gráfica em Prudentópolis. Nessa época, decidiu abandonar a Ordem dos Padres Basilianos em 1970.
Morou com a família por um ano. Saiu para trabalhar no Hospital Maternidade de União da Vitória. Trabalhava durante o dia e estudava à noite. Os estudos fundamentais ele fez na Colônia Barreiros, União da Vitória. Entre os anos de 1972 a 1977, fez os estudos ginasiais e humanísticos no Colégio Miguel Farah em Porto União, Santa Catarina. Sempre com o objetivo de, com a ajuda divina, chegar ao sacerdócio.
Continua depois da publicidade
Foi ordenado diácono no dia 15.4.1984, na Catedral São João Batista, Curitiba.
Foi ordenado sacerdote na Igreja São Basílio de União da Vitória pelo Bispo Dom Efraim Krevey, OSBM no dia 26.8.1984.
Iniciando seu trabalho na cura das almas, em 21.12.1984 foi nomeado Coadjutor da Paróquia São Basílio Magno de União da Vitória, atendendo principalmente a Missão Ucraíno-Católica de Canoinhas – Santa Catarina.
Em 9.2.1990, foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Cascavel.
Pároco de Dorizon…
Em 15.7.1994, foi nomeado Coadjutor da Paróquia São Basílio Magno de União da Vitória.
Em 12.11.1996, foi nomeado Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Mallet.
Em 14.2.2000, foi nomeado Coadjutor da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Diretor Espiritual do Seminário São Josafat, em Mallet.
Em 28.2.2001, foi nomeado Pároco da paróquia São José de Dorizon.
Em 6.11.2002, foi nomeado Coadjutor da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mallet; também confessor dos seminaristas.
A partir de 31.8.2004, devido aos problemas de saúde, foi morar com sua mãe em União da Vitória, exercendo, o quanto possível, as funções pastorais junto à Paróquia São Basílio Magno.
Em 17.3.2008, foi nomeado Coadjutor da Paróquia São Basílio Magno, exercendo as funções sacerdotais na medida de suas possibilidades pessoais, devido ao estado de saúde. ( Fonte: site da Metropolia).
Ultimamente residia na Casa de Nazaré em União da Vitória, vindo a falecer hoje ( 85 anos por complicações da Covid), na Festa do Sagrado Coração de Jesus.
CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.